Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Três percursos formativos do Polo se destacam no apoio aos docentes no retorno às aulas

Os cursos oferecem práticas pedagógicas no ensino da matemática, da leitura e da escrita, além de apoio na compreensão e implementação da Base Nacional Comum Curricular


Para marcar o início do ano letivo, o Itaú Social destaca três percursos formativos do Polo, ambiente virtual de formação, destinados a apoiar o trabalho de professoras e professores em sala de aula. São eles:  BNCC (Base Nacional Comum Curricular), Leitura e escrita e Matemática.

Juntos, os três percursos reúnem 18 cursos que contribuem com planejamento e gestão escolar, assim como implementação e monitoramento de práticas pedagógicas nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa. Confira:

Base Nacional Comum Curricular (BNCC): composto por dez cursos, o percurso tem a proposta de apoiar  docentes e gestores na compreensão e desenvolvimento da BNCC na escola. O conteúdo das formações orienta sobre práticas de gestão participativa, iniciativas de formação e ações estratégicas para a garantia das aprendizagens dos estudantes. Também são oferecidos materiais de apoio aos cursistas.

Leitura e escrita: o percurso formativo reúne três formações: “Leitura para bebês”, “Infância e leituras” e “Mediação de leitura para juventude”. Os conteúdos buscam incentivar o desenvolvimento de competências de linguagem a partir da mediação de leitura. Também são oferecidos materiais de apoio, entre textos e vídeo.

Matemática: seu conteúdo é formado por cinco cursos, sendo eles o “Letramento matemático na Educação Infantil”, “Geometria e o letramento matemático”, “Conhecendo as Mentalidades Matemáticas”, “Pensando matematicamente” e “Mentalidades Matemáticas na sala de aula”. As formações apresentam ideias práticas de como trabalhar conceitos da disciplina com os estudantes em sala de aula. O percurso oferece um relatório sobre a abordagem Mentalidades Matemáticas, de Stanford, como material de apoio aos cursistas.

O Polo
Com mais de 100 mil usuários, o Polo oferece 42 formações on-line, gratuitas e certificadas destinadas a profissionais da educação e de organizações da sociedade civil (OSCs). O ambiente também disponibiliza uma biblioteca de conteúdos referentes à educação pública. São 260 arquivos com acesso aberto e gratuito, entre artigos, infográficos, estudos e pesquisas. Conta ainda com a área editorial, que traz análises sobre temas desafiadores no campo da educação, como equidade racial, pandemia, fortalecimento das vozes indígenas, monitoramento e avaliação.

Lançado em 2019, o Polo superou a marca de 100 mil cadastrados e, ao longo desse período, emitiu mais de 80 mil certificados para seus usuários. O objetivo é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação.