Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Todos os estados brasileiros já aderiram à Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

Para que a adesão de todos os professores à 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro seja efetiva, as secretarias municipais devem fazer suas inscrições até o dia 30 de abril. Com a adesão de todos os estados do Brasil, a participação dos professores das redes estaduais inscritos já é válida. O regulamento e as informações sobre o processo de inscrição de professores e secretarias estão disponíveis no portal www.escrevendoofuturo.org.br.

O Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como objetivo apoiar os docentes no aprimoramento das suas práticas didáticas para desenvolver competências de escrita nos estudantes e contribuir com a melhoria do ensino público. Os professores podem inscrever trabalhos de seus alunos em quatro gêneros textuais, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio.

Valorizando a interação de crianças e jovens com suas regiões, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como tema “O lugar onde vivo”. Os alunos resgatam histórias, estreitam vínculos com suas comunidades e aprofundam o conhecimento sobre seus territórios. A iniciativa é fruto de parceria da Fundação Itaú Social com o Ministério da Educação e conta com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).