Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Tecnologia Educacional busca fortalecer relação entre escola, família e comunidade para contribuírem no ensino de crianças e adolescentes

Instrumento lançado pelo programa Melhoria da Educação oferece percursos formativos e estratégias pedagógicas para secretarias municipais de Educação


A boa relação entre família, comunidade e escola traz melhores resultados de aprendizagem dos estudantes, tornando o ensino colaborativo e acessível. Para apoiar neste desafio, o Itaú Social lançou uma tecnologia educacional para ser implementada pelos gestores e técnicos das secretarias municipais de Educação.

A tecnologia educacional “Fortalecimento da relação escola, família e comunidade” colabora para que as redes de ensino envolvam mães e pais e outros familiares de estudantes, além da comunidade do entorno, na realidade escolar. A iniciativa oferece formação para técnicos da secretaria, docentes e gestores escolares com a proposta de elaborar estratégias de engajamento e mobilização social em torno da educação.

Saiba o que é uma tecnologia educacional

Ao implementar a tecnologia, os resultados esperados são:

  • Curto prazo: ativar o papel de cada ator social na democratização da escola como um espaço colaborativo e de diálogo e suscitar a construção e implementação de planos de gestão integrada.
  • Médio prazo: comprometer os diferentes atores sociais com a qualidade da educação por meio de uma gestão escolar baseada nos dados de desempenho dos estudantes, em processos pedagógicos e no aprimoramento da experiência educacional. 
  • Longo prazo: aprimorar a experiência educacional de crianças e adolescentes por meio de processos pedagógicos qualificados e estabelecer relações intra e extraescolares fortalecidas.

Em 2019, a cidade de Paulista (PE) implementou essa tecnologia educacional após realizar um diagnóstico no qual foram apresentadas as necessidades do município. Em seguida, a secretaria de Educação organizou encontros com familiares e estudantes para acolher a demanda da população com propósito de responder aos problemas revelados pelo estudo. Também foi elaborado um projeto para criação de grêmios escolares em todas as escolas da rede.

“Mesmo em um ano crítico, de fechamento das escolas devido à pandemia do novo coronavírus, conseguimos engajar os estudantes e tivemos grande apoio das famílias para a realização das atividades não presenciais. Também mantivemos o diálogo com as famílias com grande adesão nas reuniões a distância, mesmo com dificuldades de acesso à internet. Vimos que todo o investimento na relação com famílias é essencial”, comenta o secretário-executivo de Desenvolvimento Educacional de Paulista, Emanuel Souto.

Melhoria da Educação
Desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, o programa tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para crianças e adolescentes. 

As tecnologias educacionais são divididas nas categorias “Planejamento e Gestão Administrativa”, “Gestão Pedagógica” e “Comunicação, Participação, Ações Colaborativas e Controle Social”. Todas elas estão disponíveis na plataforma Melhoria da Educação, que também oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.