Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Tecnologia educacional busca fortalecer colaboração entre estados e municípios para a aprendizagem de estudantes

Iniciativa do Itaú Social oferece instrumentos para desenvolver uma cadeia formativa entre a secretaria estadual de educação e as redes municipais a fim de atender as fragilidades de cada território


Iniciativas de colaboração entre estados e municípios são fundamentais para alcançar os objetivos de melhoria da educação pública. Elas são cada vez mais frequentes para o enfrentamento de dificuldades técnicas e financeiras, mas ainda é necessário avançar em direção a uma articulação intergovernamental que potencialize a aprendizagem dos estudantes. 

Por meio do programa Melhoria da Educação, o Itaú Social lançou a tecnologia educacional  Colaboração entre estado e municípios através de uma cadeia formativa. Durante a implementação, serão oferecidos métodos e instrumentos para promover o diálogo entre estado, órgãos regionais, municípios e escolas para a construção de estratégias para a gestão da aprendizagem. 

O que é uma Tecnologia Educacional?

“A ideia é que, em movimento de apoio e colaboração, essas instâncias ampliem as condições e assegurem a melhoria dos resultados da aprendizagem dos estudantes”, destaca a coordenadora pedagógica da Comunidade Educativa CEDAC, parceira técnica do programa Melhoria da Educação, Lucinha Magalhães.

A promoção dessa rede colaborativa deverá ocorrer após um diagnóstico identificando as fragilidades da aprendizagem dos estudantes no território. Com base nessas dificuldades será possível adotar estratégias que atendam melhor a necessidade da comunidade escolar, como a alfabetização, a leitura e/ou a matemática.

Resultados esperados

  • Curto prazo: ampliar conhecimentos sobre gestão pedagógica e escolar voltada para aprendizagens dos e das estudantes; 
  • Médio prazo: criação e gestão de uma cadeia formativa envolvendo a secretaria estadual, orgãos regionais, secretarial municipal e escolas, colaborando com reflexões e práticas que potencializam a implementação e o monitoramento de ações para a melhoria das aprendizagens; 
  • Longo prazo: contribuir com uma educação mais equânime nas redes municipais para o aprendizado dos e das estudantes por meio de uma gestão da aprendizagem em colaboração por gestores e gestoras escolares, equipe técnica municipal, regional e estadual. 

Melhoria na Educação
O programa tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade. Em seu site, também estão disponíveis as tecnologias educacionais:

Além disso, a plataforma oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.