Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Melhoria da Educação lança tecnologia educacional de aproximação da cultura de leitura e escrita para crianças

Metodologia busca articular e criar proposta de formação continuada para docentes dedicados ao processo de alfabetização


O Itaú Social, por meio do programa Melhoria da Educação, lança a nova tecnologia educacional: “Experiências formativas em cultura escrita com crianças de 4 a 6 anos”. O objetivo da iniciativa é apoiar secretarias municipais de educação na elaboração de formação continuada para professoras e professores aplicados no processo de alfabetização com foco em leitura, escrita e oralidade.

O novo conteúdo apresenta estratégias e ações para implementar, monitorar e avaliar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da escrita, além de formação continuada para profissionais da educação. O material foi produzido em parceria com o Instituto Avisa Lá e é destinado às equipes técnicas das secretarias de Educação, direção escolar, coordenação pedagógica e docentes.

Saiba o que é uma tecnologia educacional

A tecnologia educacional oferece propostas pedagógicas alinhadas com a experiência de vida de cada criança e com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Com a adoção da ferramenta, a expectativa para o município é: 

Curto prazo: comprometer-se com a criação e gestão de uma cadeia formativa reflexiva em prol das aprendizagens de crianças em fase alfabetização. 

Médio prazo: garantir a perenidade das atividades implementadas no cotidiano das escolas, impactando na melhoria das práticas pedagógicas em cultura escrita por meio de uma cadeia formativa. 

Longo prazo: contribuir com a melhoria na educação de crianças de 4 a 6 anos, garantindo qualidade na alfabetização inicial tal como, desenhar novos planos formativos e/ou impactar propostas pedagógicas na escola em outras áreas de conhecimento. 

Em 2019, a cidade de Suzano (SP) implementou a tecnologia educacional em duas escolas, com o apoio do Instituto Avisa Lá. Após os primeiros resultados, a metodologia foi expandida para outros 17 colégios da rede municipal de ensino, sendo acompanhados por diretoras, diretores, coordenadoras e coordenadores escolares. 

Confira a implementação da tecnologia educacional 

Por meio da tecnologia, os gestores ajustaram as práticas pedagógicas já existentes e desenvolveram ações inovadoras dentro das salas de aula, além de evidenciar as brincadeiras como forma de aprender. Para a diretora de uma das escolas participantes, Denise Pizzolato, a implementação foi uma oportunidade que acrescentou muito às práticas pedagógicas.

“Todas as pautas utilizadas no programa são reais, possíveis e acontecem na escola. Os professores puderam refletir em cima da sua prática pedagógica e, então, ampliar seu trabalho em sala de aula”, complementa a também diretora, Camila Cruz Nunes.

Melhoria da Educação
Desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, o programa tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para crianças e adolescentes. 

O programa disponibiliza uma biblioteca de dez tecnologias educacionais, divididas nas categorias “Planejamento e Gestão Administrativa”, “Gestão Pedagógica” e “Comunicação, Participação, Ações Colaborativas e Controle Social”. Todas elas estão disponíveis no site do programa Melhoria da Educação, que também oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento para gestores avaliarem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.