Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Melhoria da Educação lança tecnologia educacional de aproximação da cultura de leitura e escrita para crianças

Metodologia busca articular e criar proposta de formação continuada para docentes dedicados ao processo de alfabetização


O Itaú Social, por meio do programa Melhoria da Educação, lança a nova tecnologia educacional: “Experiências formativas em cultura escrita com crianças de 4 a 6 anos”. O objetivo da iniciativa é apoiar secretarias municipais de educação na elaboração de formação continuada para professoras e professores aplicados no processo de alfabetização com foco em leitura, escrita e oralidade.

O novo conteúdo apresenta estratégias e ações para implementar, monitorar e avaliar práticas pedagógicas voltadas ao ensino da escrita, além de formação continuada para profissionais da educação. O material foi produzido em parceria com o Instituto Avisa Lá e é destinado às equipes técnicas das secretarias de Educação, direção escolar, coordenação pedagógica e docentes.

Saiba o que é uma tecnologia educacional

A tecnologia educacional oferece propostas pedagógicas alinhadas com a experiência de vida de cada criança e com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Com a adoção da ferramenta, a expectativa para o município é: 

Curto prazo: comprometer-se com a criação e gestão de uma cadeia formativa reflexiva em prol das aprendizagens de crianças em fase alfabetização. 

Médio prazo: garantir a perenidade das atividades implementadas no cotidiano das escolas, impactando na melhoria das práticas pedagógicas em cultura escrita por meio de uma cadeia formativa. 

Longo prazo: contribuir com a melhoria na educação de crianças de 4 a 6 anos, garantindo qualidade na alfabetização inicial tal como, desenhar novos planos formativos e/ou impactar propostas pedagógicas na escola em outras áreas de conhecimento. 

Em 2019, a cidade de Suzano (SP) implementou a tecnologia educacional em duas escolas, com o apoio do Instituto Avisa Lá. Após os primeiros resultados, a metodologia foi expandida para outros 17 colégios da rede municipal de ensino, sendo acompanhados por diretoras, diretores, coordenadoras e coordenadores escolares. 

Confira a implementação da tecnologia educacional 

Por meio da tecnologia, os gestores ajustaram as práticas pedagógicas já existentes e desenvolveram ações inovadoras dentro das salas de aula, além de evidenciar as brincadeiras como forma de aprender. Para a diretora de uma das escolas participantes, Denise Pizzolato, a implementação foi uma oportunidade que acrescentou muito às práticas pedagógicas.

“Todas as pautas utilizadas no programa são reais, possíveis e acontecem na escola. Os professores puderam refletir em cima da sua prática pedagógica e, então, ampliar seu trabalho em sala de aula”, complementa a também diretora, Camila Cruz Nunes.

Melhoria da Educação
Desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, o programa tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para crianças e adolescentes. 

O programa disponibiliza uma biblioteca de dez tecnologias educacionais, divididas nas categorias “Planejamento e Gestão Administrativa”, “Gestão Pedagógica” e “Comunicação, Participação, Ações Colaborativas e Controle Social”. Todas elas estão disponíveis no site do programa Melhoria da Educação, que também oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento para gestores avaliarem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.