Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Talento de jovens cineastas paulistanos

Uma das etapas do Programa Jovens Urbanos, da Fundação Itaú Social, que conta com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), é a experimentação na cidade. Esse é o momento em que o jovem tem acesso a diferentes situações de suas referências habituais, permitindo conhecer e vivenciar várias tecnologias, conhecimentos e repertórios culturais que compõe a vida na cidade.

Uma dessas experimentações foi possível com a assessoria da Associação Cultural Kinoforum – que realiza atividades e projetos e apoia o desenvolvimento da linguagem e da produção cinematográfica com destaque para a promoção do audiovisual brasileiro. Os jovens do bairro Lajeado, na Zona Leste de São Paulo, integrantes do Programa, puderam pensar e produzir seus curtas-metragens.

Os filmes Ops…!, de Deise Silva, Juliete Bernardo, Marcela Diniz e Rodrigo Souza; Voz do Torcedor, de Danieli Barboza, Cícero Tiago, Natália dos Santos, Patrícia Tavares; e Enchente – Reflexão dos seus atos, de Magda Gonçalves, Michael de Jesus, Paulo Cardoso, William Nunes, podem ser conhecidos durante o 20° Festival Internacional de Curtas-Metragens de São Paulo – Curta Kinoforum, que acontece entre 20 e 28 deste mês. Clique aqui e confira a programação.