Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Site Catraca Livre forma jovens blogueiros

São Paulo oferece uma extensa lista de opções de atividades culturais. Melhor que isso, muitas delas são gratuitas e estão reunidas no site Catraca Livre. “Fazemos diariamente um levantamento das possibilidades de diversão e aprendizado gratuitos ou a preços populares”, afirma Erika Vieira, editora do site. “Damos dicas de leitura ou apresentamos textos complementares a partir dos eventos, para que os leitores ampliem seu conhecimento e contextualizem com maior profundidade uma exposição, um filme, um show de música.”

Para aproximar a juventude desse repertório, em parceria com o Programa Jovens Urbanos, a equipe do site Catraca Livre planejou uma ação envolvendo os jovens participantes da quarta edição do Programa, iniciativa da Fundação Itaú Social, que conta com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) e parceria de organizações não-governamentais locais.

“Em um primeiro momento foram apresentadas aos 480 jovens, as possibilidades de exploração do site. Numa segunda fase, 24 jovens aprofundaram o processo de aprendizagem, participando de quatro oficinas, com duração de três horas cada, durante os meses de março e abril deste ano. “Dessa vez, o foco foi tecnológico e jornalístico”, explica Erika. Os jovens receberam formação de como usar a linguagem HTML e de redação jornalística para construir seus blogs. “Todos foram estimulados a pesquisar e comunicar as oportunidades que existem em seus territórios e na cidade em geral.”

Essas oficinas aconteceram no processo de experimentação oferecido durante a formação do Programa Jovens Urbanos. Durante as experimentações, os jovens tem a possibilidade de conhecer e vivenciar diferentes tecnologias que compõem a vida na cidade.