Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Sexta-feira é o prazo final para o envio dos textos para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro


As escolas públicas de todo o país que se inscreveram na 5ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro têm até sexta-feira (19) para enviarem os textos dos alunos. Os diretores devem incluir os trabalhos selecionados no Portal Escrevendo o Futuro. A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é desenvolvida pela Fundação Itaú Social e o Ministério da Educação (MEC), com a coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

O tema da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é “O lugar onde vivo”, incentivando os alunos a estreitar os vínculos com a comunidade a que pertencem. São abordados quatro gêneros literários, de acordo com as séries: Poemas para alunos de 5º e 6º anos do Ensino Fundamental, Memórias Literárias para 7º e 8º anos, Crônica para 9º e 1º do Ensino Médio e Artigo de Opinião para os estudantes de 2º e 3º anos do Ensino Médio. O principal objetivo é mobilizar os professores para o ensino da Língua Portuguesa e oferecer formação ao docente para aperfeiçoar a didática de produção de textos.

A partir do dia 23 de agosto tem início a etapa municipal e, em seguida, a etapa estadual, na qual serão escolhidos os 500 trabalhos que seguirão para a semifinal – 125 de cada gênero literário trabalhado no programa. Para a final, serão selecionados 152 textos, 38 de cada gênero. A cerimônia de premiação acontece no dia 06 de dezembro, quando serão conhecidos os 20 ganhadores, cinco de cada categoria.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.