Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Sessão do Itaú Social no Encontro de Econometria aborda inovação de políticas públicas para infância e juventude

Professor de economia da Rice University (EUA), Flávio Cunha ministrou palestra durante o 41º Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria

 

Naercio Menezes Filho (Insper), Esmeralda Macana e Claudia Sintoni (ambas do Itaú Social) juntos ao economista convidado, Flávio Cunha. Foto: Divulgação

 

Como a ciência pode contribuir para a elaboração de políticas públicas na área da infância e juventude foi uma das discussões da sessão organizada pelo Itaú Social durante o 41º Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria. Convidado pela Fundação, o pesquisador brasileiro e professor de economia da Rice University (EUA), Flávio Cunha, ministrou a palestra “Pesquisa para a Inovação de Políticas: Exemplos na Primeira Infância”.

Flávio Cunha trabalha com análises econômicas dos investimentos e formação de habilidades na primeira infância. Em seu doutorado, desenvolveu uma pesquisa junto ao vencedor do prêmio Nobel de economia, James Heckman. Na palestra, Cunha destacou a importância de criar modelos de maior interação e sinergia entre a academia e os chamados policymaker, ou seja, aqueles que tomam decisões no âmbito de políticas públicas.

De acordo com a especialista em Monitoramento e Avaliação do Itaú Social, Esmeralda Macana, a palestra provocou os participantes a pensarem em estratégias para que a ciência possa ajudar a resolver problemas sociais e levar o conhecimento para além do mundo acadêmico.

“É um processo que requer da intersetorialidade. Os centros de assistência social e os centros de educação infantil precisam conversar. Escolas, organizações da sociedade civil e outros setores do território precisam atuar juntos, assim como a ciência consolidada sobre o desenvolvimento infantil e adolescência precisa ser entendida e usada para esses propósitos”, destaca.

A sessão contou com a mediação do coordenador do Centro de Políticas Públicas do Insper, Naercio Menezes Filho, e com a participação da coordenadora de Formação do Itaú Social, Claudia Sintoni.

 

Encontro da Sociedade Brasileira de Econometria

Realizado na cidade de São Paulo entre os dias 10 e 13 de dezembro, o Encontro reuniu professores, pesquisadores e outros profissionais interessados no estudo e aplicação de métodos quantitativos em economia e finanças. Contou com uma programação diversificada, que relaciona a economia e o uso da econometria para analisar temas de finanças, saúde, meio ambiente, educação, questões de gênero e desigualdades.

O Itaú Social é um dos patrocinadores do evento, com o objetivo de fomentar e incentivar a pesquisa, o desenho e a implementação de programas sociais na área de educação.