Polo de desenvolvimento educacional

Série “De Olho no PNE” discute desafios para o cumprimento da meta brasileira de educação integral

Encontro virtual reuniu Patrícia Mota Guedes, do Itaú Social, e Filomena Siqueira, do Instituto Natura

Para analisar a Meta 6 do Plano Nacional de Educação (PNE), Patrícia Mota Guedes, gerente de pesquisa e desenvolvimento do Itaú Social, e Filomena Siqueira, do Instituto Natura, participaram do 7º webnário da série mensal “De Olho no PNE”. A série é uma iniciativa do movimento Todos Pela Educação e do Observatório do PNE, em parceria com a Jeduca. Assista ao vídeo completo no canal da Jeduca no YouTube:

 

No encontro virtual, as convidadas apresentaram os principais desafios da meta e possíveis alternativas para o seu cumprimento, evidenciando a necessidade de propor atividades adequadas à realidade do aluno e previstas no projeto político-pedagógico da escola. Ambas também consideram fundamental analisar aspectos do desenvolvimento integral da criança e do adolescente, além da ampliação de oportunidades.

A Meta 6 do PNE determina que o Brasil ofereça educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, para atender ao menos 25% dos alunos da educação básica. Para ser considerada uma escola em tempo integral, ela deve ter pelo menos um dos seus alunos em jornada média diária de sete horas.