Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Série Aprender Juntos traz 20 atividades para contribuir com o aprendizado de crianças até seis anos


Itaú Social disponibiliza no Polo atividades com vídeos e cards, voltadas para alunos da Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental

Enquanto as aulas presenciais estão suspensas devido à pandemia, a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) para a Educação Infantil é para que as creches e pré-escolas busquem uma aproximação virtual de professores e famílias.

Para auxiliar neste momento e contribuir com o aprendizado de crianças até 6 anos, o Itaú Social disponibilizou a série Aprender Juntos, destinada para professores e famílias de alunos da Educação Infantil e primeiro ano do Ensino Fundamental. O conteúdo reúne 20 atividades para serem desenvolvidas em casa.

Os materiais estão disponíveis em formato de vídeos e cards, que se dividem em instruções para as famílias e orientações para os educadores. Neles, estão a faixa etária indicada para as atividades e como contribuem para o desenvolvimento da criança, assim como dicas e sugestões para o aprofundamento do conteúdo.

Entre os cards estão orientações para contação de histórias, jogos, brincadeiras, curiosidades e dinâmicas que estimulam os cuidados com a higiene, como a lavagem das mãos. Os materiais também podem ser utilizados de maneira independente pela família.

“Buscamos apoiar a relação escola-família em um momento inédito, de distanciamento social, mas que pode ser de estreitamento dos vínculos. As famílias também querem se comunicar, não apenas ouvir. É preciso ampliar o olhar sobre a cultura da infância, e consequentemente, contribuir para a constituição de uma comunidade de aprendizagem”, explica a especialista em educação do Itaú Social, Juliana Yade.

Educação na Pandemia

A série Aprender Juntos, desenvolvida com o apoio técnico do Instituto Avisa Lá, está inserida no percurso formativo Educação na Pandemia do Polo, ambiente de formação continuada do Itaú Social. Também está disponível a série Brincando em Família, que reúne 25 brincadeiras da tradição oral brasileira, além de conteúdos voltados para gestores educacionais.