Ir para o conteúdo Ir para o menu
Logo Itaú Social
Polo de desenvolvimento educacional

Seminário Prazer em Ler debate ação de bibliotecas comunitárias na promoção da leitura

Encontro reuniu, em São Paulo, leitores, escritores e gestores de bibliotecas comunitárias para celebrar os 12 anos do programa Prazer em Ler

O 12º Seminário Prazer em Ler: Bibliotecas Comunitárias na Promoção do Direito Humano à Leitura ocorreu nos dias 14 e 15 de agosto, no Sesc Santana, em São Paulo. Aberto ao público, o evento promoveu o diálogo sobre literatura como direito humano entre leitores, escritores e gestores de bibliotecas comunitárias. Angela Dannemann, superintendente do Itaú Social, participou do encontro.

O debate abordou ainda a literatura como espaço de reflexão sobre o feminismo, considerando a produção literária de mulheres, e também como possibilidade de troca e integração de experiências latino-americanas.

A programação apresentou dois materiais pioneiros sobre as bibliotecas comunitárias no Brasil: uma pesquisa sobre o impacto delas na formação de leitores, e o livro “Expedição Leitura: tesouros das bibliotecas comunitárias no Brasil”, que revela as experiências realizadas nas comunidades.

O Programa Prazer em Ler é desenvolvido pelo Instituto C&A e contou, neste ano, com a coparticipação do Itaú Social. Em 2015, como parte da trajetória do programa, nasceu a Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias, que atualmente congrega mais de 110 bibliotecas comunitárias em todo país, articuladas em redes locais nas regiões Norte, Nordeste, Sul e Sudeste. As redes promovem ações de incentivo à leitura e à literatura, e também de democratização do acesso ao livro e à cultura literária, nas periferias de noves estados: São Paulo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Ceará, Bahia e Maranhão.