Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Seminário Mentalidades Matemáticas começa nessa terça-feira

Evento conta com a participação da professora da Universidade Stanford (EUA) Joe Boaler para discutir como tornar o ensino da Matemática mais atraente


Entre os dias 20 e 22 de setembro ocorre o 4º Seminário Mentalidades Matemáticas, realizado pelo Instituto Sidarta, em parceria com Itaú Social e com apoio do IMPA (Instituto de Matemática Pura e Aplicada). O evento é aberto ao público e será transmitido pela internet. Para participar basta preencher este formulário.

O encontro vai contar com a presença da professora de Educação Matemática da Universidade Stanford (EUA) Jo Boaler, criadora da abordagem Mentalidades Matemáticas. A metodologia incentiva discussões colaborativas e valoriza as diferentes maneiras de pensar a disciplina, por considerar que toda pessoa é capaz de aprendê-la em profundidade, para além de procedimentos, fórmulas e memorização.

Curso explora a abordagem Mentalidades Matemática

Também estão confirmados no evento o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana, e a cientista da computação e influenciadora Nina da Hora. As entrevistas com os convidados serão conduzidas pelo jornalista Gabriel Alves.

A programação contará com depoimentos de dez secretarias municipais de Educação relatando experiências da metodologia Mentalidades Matemáticas nas escolas do município. Os interessados poderão participar de oficinas nas quais terão contato com atividades práticas sobre a abordagem. 

Curso de Férias
Na cidade de Cotia (SP), estudantes participaram de um Curso de Férias realizado pelo programa Mentalidades Matemáticas e o resultado foi um  ganho de 1,3 ano de escolaridade em conceitos matemáticos em apenas 10 dias. A experiência foi aplicada em 2020 com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de duas escolas municipais. Os resultados foram calculados pelo desempenho na avaliação MARS (Mathematics Assessment Resource Service). 

No próximo ano, o Itaú Social pretende replicar esse sucesso realizando um novo Curso de Férias, desta vez com estudantes da cidade de Vespasiano (MG) por meio do programa Melhoria da Educação.

“O sucesso do Curso de Férias apontou que mais estudantes podem se beneficiar com a abordagem, não somente aqueles que já tinham bom desempenho, o que favorece a equidade. Para poder disseminar esse conceito, estamos formulando uma tecnologia educacional, por meio do programa Melhoria da Educação, para que essa metodologia fique à disposição de municípios e estados parceiros”, comenta a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello. 

Serviço
4º Seminário Mentalidades Matemáticas
Quando: de 20 a 22 de setembro, terça a quinta-feira
Inscrição: gestores escolares e docentes podem se inscrever pelo site do Instituto Sidarta

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.