Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Seminário Internacional no Rio de Janeiro

Para aprimorar ainda mais as ações e investimentos sociais no Brasil, a Fundação Itaú Social, por meio do Programa Avaliação Econômica de Projetos Sociais, promoveu um grande encontro no Rio de Janeiro (RJ), em outubro, para debater avaliação de impacto de projetos sociais e políticas públicas. “O aumento de investimentos em educação, quando não é acompanhado de uma gestão eficaz, não garante o direito básico de crianças e jovens de aprender”, afirmou Antonio Jacinto Matias, vice-presidente da Fundação Itaú Social, ao debater os desafios e a importância da boa gestão em educação.

O Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais contou com a apresentação de estudos e pesquisas de especialistas do Brasil e do exterior sobre o tema. Victor Lavy, da Hebrew University of Jerusalém, abordou o efeito de tempo de aula em Matemática, Ciências e Leitura na aprendizagem dos alunos de vários países desenvolvidos e em desenvolvimento. Segundo o pesquisador, uma carga horária maior nessas disciplinas causaria um impacto considerável no desempenho dos estudantes. Em média, uma hora a mais de aula de Ciências, diariamente, cinco vezes por semana, permitiria que o País subisse da 52ª posição no Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa) para no mínimo, a 44ª, à frente da Turquia, mas ainda atrás do Uruguai. Pascaline Dupas, professora da University of Califórnia, Los Angeles, pesquisou outros fatores importantes na educação: recursos adicionais e mudanças na organização do ensino, com base em evidência no Quênia. Escolas que receberam professores extras conseguiram uma melhora considerável no desempenho de seus estudantes, mas as crianças que tiveram apenas aula com professores do serviço público, mesmo em turmas menores, não tiveram ganhos na aprendizagem. A participação dos pais foi um fator que se mostrou importante para melhorar a qualidade da educação.

Um dos principais momentos do evento foi o lançamento do Portal Itaú Fase (Fatores Associados ao Sucesso Educacional), uma ferramenta para auxiliar gestores na tomada de decisões de investimento em educação. O portal, uma ação do Programa Gestão Educacional, reúne estudos científicos nacionais sobre os fatores que interferem na qualidade da educação básica, como evasão escolar e formação de professores. O endereço é www.fundacaoitausocial.org.br/fase