Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Seminário Internacional em BH debate a inclusão de jovens no Ensino Médio

Nos dias 27 e 28 de abril, a Secretaria da Educação do Estado de Minas Gerais, em parceria com o Governo do Estado de Minas, o Ministério da Educação, o Unicef, a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), realiza o Seminário Internacional Sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens no Ensino Médio, em Belo Horizonte (MG). O evento tem como objetivo identificar os temas críticos de inclusão escolar para adolescentes e jovens, além de promover o intercâmbio de experiências nacionais e internacionais de práticas educativas voltadas para esse público.

Um dos grandes desafios do Brasil é garantir a frequência a conclusão do curso para os alunos do Ensino Médio. Entre 2004 e 2014, o percentual de adolescentes de 15 a 17 anos matriculados neste ciclo educacional aumentou de 47,5% para 59,5%. No entanto, cerca de 1,7 milhão de adolescentes nesta faixa etária (16,3% dessa população) ainda estão fora da escola, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2011.

Para debater este cenário, o Seminário Internacional oferecerá diversas oficinas e salas temáticas. Cada uma delas terá um facilitador e um relator, com experiências nacionais e internacionais, que irão debater experiências e compilar princípios e estratégias relativas à sua área. A Fundação Itaú Social e o Cenpec promoverão duas salas temáticas: “Educação Integral e Juventude” e “Juventude Urbana – A cidade como espaço educativo”. As duas salas temáticas apresentarão as experiências do Jovens Urbanos, que tem como foco a ampliação do repertório sociocultural de jovens em situação de vulnerabilidade social em contextos urbanos, pela perspectiva de Educação Integral.

A mesa sobre “Educação Integral e Juventude” terá a superintendente da Fundação Itaú Social, Angela Dannemann, como facilitadora e Fernanda Zanelli, responsável pela execução do Programa Jovens Urbanos pela Fundação Itaú Social, como relatora. Já o debate “Juventude Urbana – A cidade como espaço educativo” será conduzido por Wagner Santos, coordenador do Jovens Urbanos pelo Cenpec – parceiro da Fundação Itaú Social na exceção do Programa – e relatado por Mariana Mota, também do Cenpec.

A programação do evento prevê ainda a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante; do Governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel e da Secretária da Educação do Estado de Minas Gerais, Macaé Maria Evaristo dos Santos.

Serviço:
Seminário Internacional Sobre Inclusão de Adolescentes e Jovens do Ensino Médio
Datas: 27 de abril, das 8h às 18h / 28 de abril, das 8h às 12h
Local: Dayrell Hotel e Centro de Convenções
Endereço: Rua Espírito Santo, 901, Centro de Belo Horizonte, Belo Horiozonte/MG