Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Seminário Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Socials

A Fundação Itaú Social realiza em 29 de outubro, em São Paulo, o 10º Seminário Itaú Internacional de Avaliação Econômica de Projetos Sociais. O evento gratuito tem como objetivo debater boas práticas de avaliação econômica, mostrando como a metodologia pode auxiliar no aprimoramento de programas e políticas públicas para juventude.

Na primeira parte do evento, o público poderá assistir a apresentação do diretor do Centro de Avaliação de Políticas de Desenvolvimento da University College London, Orazio Attanasio, que abordará formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social na Colômbia a partir dos resultados da avaliação de impacto do programa colombiano Jovens em Ação. A iniciativa, que oferecia formação profissional a 80 mil jovens, de 18 a 25 anos, provocou efeitos positivos, tanto para homens como para mulheres, em termos de emprego e renda obtida, na época em que o País enfrentava a sua maior recessão econômica, em 1999.

Em seguida, o especialista em proteção social e saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Pablo Ibarrarán, falará sobre habilidades para a vida, empregabilidade e formação profissional para jovens em situação de vulnerabilidade social a partir dos resultados de uma avaliação do impacto do Programa Juventude e Emprego da República Dominicana.

Também serão expostos casos brasileiros de avaliação de programas sociais. Entre os convidados estão Naércio Menezes Filho, do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e da Universidade de São Paulo (USP), e a superintendente da Fundação Itaú Social, Isabel Santana, que apresentarão os resultados da avaliação do Programa Jovens Urbanos, da Fundação Itaú Social. A iniciativa busca desenvolver competências e habilidades básicas para a vida pública e pessoal, ampliar o repertório cultural e social, promovendo o acesso dos jovens ao mercado de trabalho.

Participam também, Ricardo Henriques, do Instituto Unibanco, que falará sobre avaliação do Programa Jovem de Futuro, do Instituto Unibanco, e Miguel Foguel, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que apresentará os resultados da primeira avaliação de impacto do Programa Jovem Aprendiz, criado com a intenção de promover a inserção de jovens trabalhadores  no mercado de trabalho formal.

Durante o evento também serão apresentados dois trabalhos selecionados por meio de uma Chamada de Artigos de Avaliação de Políticas Públicas realizada no mês de agosto pela Fundação Itaú Social. O primeiro trabalho apresenta uma experiência da República Dominicana que verificou como o acesso a informações públicas pode contribuir para o empoderamento dos mais pobres e será exposto por Renata Narita da Universidade de São Paulo. O segundo trabalho será apresentado pela técnica de planejamento e pesquisa da Diretoria de Estudos e Políticas Sociais do Ipea Ana Barbosa e aborda o impacto do programa Bolsa Família na composição do mercado de trabalho no Brasil.

Para a superintendente da Fundação Itaú Social, Isabel Santana, este seminário é uma oportunidade para conhecer boas práticas que contribuam para o aprimoramento das ações sociais e fortalecimento da cultura da avaliação. “Esperamos que as experiências apresentadas inspirem gestores públicos e de projetos sociais a utilizarem cada vez mais a avaliação como instrumento para aperfeiçoar as suas ações sociais, a gestão dos seus projetos, otimizar os recursos investidos e propiciar uma melhor prestação de contas para a sociedade”.

Confira a programação completa aqui