Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura aborda educação transformadora em sua terceira edição

Realizado pelo Itaú Social e Sesc São Paulo, com curadoria da Comunidade Educativa CEDAC e do Instituto Emília, evento contará com mesas-redondas, intervenções artísticas e minicursos

 

O III Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura reunirá especialistas brasileiros e do exterior para discutir o tema Educação Transformadora, entre os dias 17 e 19 de março, a partir das 14h30, no Teatro Paulo Autran – Sesc Pinheiros, em São Paulo. O evento é uma realização do Itaú Social e Sesc São Paulo, com curadoria da Comunidade Educativa CEDAC e do Instituto Emília. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas neste link, a partir de 2 de março, às 14 horas.

Entre os especialistas convidados estão Abdeljalil Akkari (Suíça), Sérgio Haddad (Brasil), Conceição Evaristo (Brasil), Marcela Carranza (Argentina), Delia Lerner (Argentina), André Lázaro (Brasil), Liliane Garcez (Brasil), Waldete Tristão (Brasil), Rosa María Torres (Equador), Eliane Ferreira (Brasil), Rodrigo Ciríaco (Brasil), Lucas Koka (Brasil), Marcela de Jesus (Brasil), Marcelo Rocha (Brasil), Inés Dussel (México/EUA) e Julieta Jerusalinsky (Brasil).

O Seminário contará com mesas sobre valorização da escola pública e seu uso como espaço coletivo, a importância da leitura, o emprego de tecnologias em sala de aula, a participação dos jovens na educação e a obra de Paulo Freire.

 

Confira a programação completa.

 

O educador brasileiro também será lembrado pelo lançamento e exibição de um episódio da série “Paulo Freire, um homem no mundo”, uma produção inédita do SescTV, que ocorrerá às 18h30, no primeiro dia do evento. Intervenções artísticas também estão previstas na programação.

Serão ministrados ainda três minicursos com os especialistas Abdeljalil Akkari, Inés Dussel e Marcela Carranza. Essas ações formativas também terão inscrições no site do Seminário, com vagas limitadas.

 

Edições anteriores

Voltado para profissionais da educação, o Seminário Arte, Palavra e Leitura teve como tema, em 2018, a Primeira Infância. É possível conferir a sistematização do evento neste livro disponível on-line. Já em 2019, foi discutido sobre os “Lugares de fala e visibilidade”, explorando o papel das narrativas, orais e escritas, na (des)construção do humano no âmbito da literatura.