Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Semana Expressão Jovens Urbanos vai até esse sábado

O Programa Jovens Urbanos realiza até o próximo sábado (13/9), a Semana Expressão Jovens Urbanos em São Paulo. O evento teve início na última terça-feira (9/9) com o objetivo de aproximar os 480 integrantes do Programa a iniciativas sociais que acontecem na Brasilândia, Capão Redondo e nas comunidades próximas a essas regiões. A iniciativa é da Fundação Itaú Social com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Durante a semana, os participantes visitarão 18 coletivos, comandados também por jovens, e poderão conversar com os idealizadores para conhecer melhor a história dessas organizações, suas motivações e as dificuldades que tiveram para viabilizar os projetos. A programação foi organizada por consultores de ONGs parceiras do programa, que mapearam coletivos atuantes nas áreas de arte corporal, artes plásticas, arte circense, audiovisual, comunicação, cultura, dança, empreendedorismo, esporte, história, literatura, intervenção urbana, meio ambiente, música e teatro. A ideia é que os jovens tenham acesso às mais diversas experiências durante o evento.

Além disso, foram sugeridas outras dez atividades gratuitas, como exposições e festivais, que acontecem no mesmo período, permitindo aos jovens circular pela cidade e ampliar seu repertório cultural.  Por meio de uma página criada no Google Maps os participantes poderão localizar as atividades oferecidas e sinalizar quais estão visitando.

A 9ª edição do Jovens Urbanos em São Paulo visa proporcionar o contato com a produção cultural existente nessas regiões periféricas das zonas norte e sul de São Paulo, nas quais residem os jovens, e também com outros locais da capital. A ideia é inspirar os estudantes a elaborar e implementar projetos em suas comunidades nos meses seguintes.