Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação discute retorno às aulas presenciais

Evento aberto ao público recebe apoio do Itaú Social, conta com rodas de conversa, workshops formativos e reúne 21 iniciativas de colaboração em educação


Após um período de quase dois anos de aulas virtuais, planejar a volta às salas de aula é um desafio enfrentado por gestoras e gestores de educação em todo o Brasil. É para ajudar nesta tarefa que no dia 1º de dezembro, quarta-feira, ocorre o VI Encontro Nacional da Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

O evento é aberto ao público, inicia às 10 horas e contará com rodas de conversa e workshops formativos. As inscrições podem ser realizadas preenchendo o formulário e as atividades serão transmitidas pela internet nos canais de YouTube dos apoiadores Itaú Social e Instituto Positivo e do organizador do encontro, a Rede de Colaboração Intermunicipal em Educação.

A programação está dividida em dois períodos, sendo que pela manhã será o momento das apresentações das instituições e uma roda de conversa entre os participantes; já o período da tarde está reservado à realização dos workshops formativos com a presença de técnicos da área.

Os workshops buscarão demonstrar, por meio de experiências concretas e ensaios para a resolução de problemas, como a colaboração entre os municípios pode responder aos desafios colocados às redes municipais de ensino no contexto de retomada das atividades presenciais, bem como em outras situações. Estão disponíveis 40 vagas para essa atividade.

Serão reunidas 21 iniciativas de colaboração em educação do país que estão distribuídas nos estados da Bahia, Paraíba, São Paulo, Alagoas, Piauí, Maranhão, Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Confira a programação:

Período da manhã – das 10 horas às 11h30

  • Boas-vindas e apresentação da Rede de Colaboração;
  • Dinâmica colaborativa, com o convidado Fábio Brotto, do Projeto Cooperação;
  • Roda de conversas com especialistas com os convidados Fernando Abrucio, FGV de São Paulo (Fundação Getúlio Vargas); Pilar Lacerda, da FGV do Rio de Janeiro; Gilmara da Silva, da Cogemfri (Colegiado de Gestão em Educação dos Municípios da Região da Foz do Rio Itajaí); e Djalma Barros, da Conisul (Consórcio Intermunicipal do Sul de Alagoas).

Período da tarde – das 14h30 às 16 horas

  • Workshop: Experiências exitosas em diálogos interinstitucionais. Parceiro técnico: Instituto Articule.

Período da tarde – das 16 horas às 17h30

  • Workshop: Recomposição da aprendizagem. Parceiro técnico: Comunidade Educativa Cedac.