Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Publicação aborda parceria entre Organizações da Sociedade Civil e escolas

Em setembro de 2015, Fundação Itaú Social e Unicef lançaram o livro “Organização da Sociedade Civil e Escola Pública – Uma parceria que transforma”, sob coordenadoria do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A publicação traz casos bem-sucedidos de parcerias reconhecidas no 10º Prêmio Itaú-Unicef, bem como recomendações a educadores e membros de organizações sociais quanto ao estabelecimento do trabalho conjunto para melhorar a educação no país.

A proposta da publicação é que se crie uma rede de diálogo entre escolas públicas e Organizações da Sociedade Civil para transformar realidades. A partir dessa rede, podem surgir ações que sustentem cada vez mais a Educação Integral de crianças e adolescentes, principalmente em comunidades de grande vulnerabilidade social.

A publicação dá destaque à relevância das organizações sociais na educação, pela influência positiva que exercem nas comunidades, agilidade que têm em relação a organizações governamentais, e pela diversificação de áreas e atividades que podem levar ao ambiente escolar.

O livro está organizado em três capítulos que descrevem o processo de parceria desde o início, na aproximação entre as entidades, até a criação compartilhada de projetos em Educação Integral. Traz ainda dicas a escolas e Organizações da Sociedade Civil quanto a práticas que podem favorecer o trabalho em parceria e sugestões de oficinas para promover convergência entre os parceiros.