Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Projetos de Jovens Urbanos recebem recursos

O Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, selecionou 100 projetos entre os 644 inscritos neste ano para receber recursos. Cinco deles pertencem à 3ª edição do Programa Jovens Urbanos, realizada em 2008 (leia abaixo a relação dos projetos).

Os valores de apoio variam entre 11,4 mil e 19,5 mil reais. Em todo o processo, a prioridade foi para as iniciativas de jovens entre 18 e 29 anos, ações não-profissionais e coletivas a serem desenvolvidas na periferia ou em locais onde existam bolsões de pobreza, marcados pela ausência de equipamentos culturais ou dificuldade de acesso a eles.

Diversidade de idéias e linguagens, coerência entre projeto e custos e distribuição pela cidade foram outros aspectos observados. Também mereceu destaque ações em andamento, destacando-se alguns projetos já desenvolvidos com subsídio do Programa, cujos resultados tenham sido positivos, segundo acompanhamento da equipe técnica e da comissão de avaliação. É o caso de quatro trabalhos de Jovens Urbanos selecionados neste ano, que já haviam sido contemplados no ano passado.

Projetos selecionados em 2009:

– SARAU AGENTE QUE FAZ, em Grajaú, São Paulo (SP) – produção de periódico em variados locais da comunidade, espaço de convivência e expressão juvenil, a partir da cultura e da arte.

– VIVA SEMPRE NO MEIO, em Grajaú, São Paulo (SP) – realização de diversas oficinas na comunidade: materiais recicláveis, break e grafite com o tema Educação Ambiental para conscientização da comunidade sobre o lixo na região e a implantação da coleta seletiva.

– BIBLIOTECA VIVA, em Lajeado, São Paulo, (SP) – implantação de biblioteca comunitária no espaço da organização não-governamental Casa dos Meninos I.

– NÓS NA CENA, em Lajeado, São Paulo, (SP) – transformação de espaços do bairro em pequenos cineclubes onde a produção local se mistura com os clássicos do cinema.

– FANZINE CATRACA: PEDE PASSAGEM, em Lajeado, São Paulo, (SP) – produção e distribuição de fanzine sobre temas relacionados à música, poesia e entretenimento juvenil.