A educação possibilita que professores utilizem diversas ferramentas e ambientes para favorecer o processo de aprendizagem dos alunos. O contato com o meio ambiente se destaca como um dos espaços com mais oportunidade, proporcionando experiências sensoriais, cognitivas e emocionais que estimulam o desenvolvimento integral da criança.
ℹ️ Edital FIA seleciona 40 projetos educacionais pelo Brasil
Alguns projetos de educação compreendem a relevância dessa conexão e oferecem atividades pedagógicas em contato com a natureza, como é o caso do “Ecoeducar: explorando números e palavras em defesa do meio ambiente”, realizado no município de Tamandaré (PE) e apoiado pelo edital FIA (Fundos da Infância e Adolescência), do Itaú Social.
“Esperamos que as crianças desenvolvam um pensamento crítico sobre questões ambientais e sociais, capaz de gerar transformações reais em suas vidas e nas de suas famílias e colegas. Acreditamos que essa consciência é fundamental, pois um ambiente educacional saudável contribui diretamente para o crescimento pessoal e coletivo”, explica Joab Almeida, presidente da Associação dos Garis Marítimos Protetores da Vida, responsável pelo projeto.
ℹ️ Recreação livre contribui com o desenvolvimento infantil
A iniciativa atende 80 crianças oferecendo palestras, rodas de conversas, trilhas ecopedagógicas, visita ao estuário de manguezais e outras ações. Também são realizadas aulas de reforço em língua portuguesa e matemática, oferecidas tanto aos estudantes quanto a seus familiares.
A organização promove suas atividades no Forte de Santo Inácio de Loyola, situado no Parque Natural Municipal Forte de Tamandaré. O projeto tem como objetivo estimular a conexão das crianças com a natureza, aproveitando a riqueza do local, que abriga manguezais, piscinas naturais com corais e vegetação típica da Mata Atlântica.
ℹ️ Confira o impacto da natureza em crianças com deficiência
Edital FIA 2025
Estão abertas as inscrições para o Edital FIA 2025, que destinará até R$500 mil para a realização de projetos que contribuam com a garantia do direito à educação. As iniciativas devem ser indicadas pelos CMDCAs (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente) dos municípios e o cadastro poderá ser feito até o dia 11 de julho, no site do Itaú Social.