Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Programa Melhoria da Educação tem novo site exclusivo

Dirigentes e equipes técnicas das secretarias municipais da educação podem acessar tecnologias educacionais e uma ferramenta de Autodiagnóstico da Rede de Ensino


Está no ar o novo site do Melhoria da Educação, programa desenvolvido pelo Itaú Social para contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade.

A plataforma disponibiliza tecnologias educacionais, metodologias que buscam solucionar problemas identificados a partir de demandas reais dos municípios e territórios. Os gestores têm ainda à disposição a ferramenta de Autodiagnóstico da Rede de Ensino.

Já estão disponíveis duas tecnologias educacionais:

Planejamento estratégico: tem por objetivo auxiliar as equipes das secretarias de educação na elaboração, de forma autônoma, de um Plano Estratégico consistente, construído com base em um diagnóstico concreto e em muito diálogo, com mobilização e responsabilização, e, fundamentalmente, com metas plausíveis, possíveis de serem alcançadas no tempo da sua gestão.

Gestão de pessoas e de recursos:  visa identificar as receitas disponíveis, analisar o custo aluno ano em cada etapa e modalidade oferecida, visualizar a fração da folha de pagamento nestes custos e as alternativas possíveis, tanto para otimizar a gestão de recursos quanto para valorizar os profissionais.

“Para implantar estes processos, é preciso envolvimento de uma equipe de gestores da secretaria de educação, que vão ajustá-los conforme a realidade local do seu município. Queremos auxiliar os municípios no enfrentamento dos principais problemas da educação pública, em toda sua magnitude e complexidade”, explica a gerente de Implementação do Itaú Social, Tatiana Bello.

Ao longo do ano, outras tecnologias educacionais serão incorporadas ao portfólio do Programa. Elas serão divididas em três eixos temáticos:

  • Gestão Pedagógica
  • Participação, Ações Colaborativas e Controle Social
  • Planejamento e Gestão Administrativa

Autodiagnóstico

A plataforma do Melhoria da Educação também disponibiliza o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação. O Autodiagnóstico foi construído com base no Referencial da Qualidade da Gestão da Educação na Rede Municipal, material desenvolvido pelo Itaú Social que identificou as principais ações que contribuem para melhorias educacionais.

Conheça as três dimensões do autodiagnóstico:

  • Gestão dos resultados educacionais
  • Gestão pedagógica
  • Planejamento e gestão administrativa
  • Participação, ações colaborativas