Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Programa Melhoria da Educação lança tecnologia educacional para apoiar secretarias no ensino da matemática nos anos iniciais

Iniciativa tem como prioridade criar uma rede colaborativa de ensino da disciplina


Os processos de aprendizagem, no geral, são de responsabilidade de toda a rede de ensino, ou seja, a reflexão do ensino não deve passar somente pelo corpo docente. Nesse contexto, visando apoiar as secretarias de educação especificamente no ensino da matemática, o Itaú Social, por meio do programa Melhoria da Educação, lançou a tecnologia educacional “Formação em Matemática nos anos iniciais”. 

Saiba o que é uma tecnologia educacional

A tecnologia visa estimular e instrumentalizar a rede para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina por meio de uma política de formação continuada em Matemática. O conteúdo permite entrar em contato com metodologias que irão auxiliar as redes e as escolas a operacionalizar e gerir essa estrutura de formação, de modo a obter melhores resultados de aprendizagem dos estudantes.

Os materiais estão voltados para os dirigentes municipais, equipe de técnicos das secretarias municipais e coordenadores pedagógicos. Em breve, o Programa oferecerá conteúdo também para os professores. O objetivo é apoiar as redes na construção de uma proposta pedagógica colaborativa que considere os diferentes olhares da equipe técnica da secretaria, das equipes de gestão e coordenação das escolas e do corpo docente. 

Resultados esperados:

Curto prazo: comprometer, engajar e responsabilizar coletivamente os dirigentes, técnicos da secretaria, gestão escolar e corpo docente nos processos propostos por esta tecnologia em prol da qualidade do ensino de Matemática ampliada. 

Médio prazo: adotar rotina de formação continuada em Matemática para melhoria das aprendizagens dos estudantes estabelecida pela secretaria municipal de educação e pactuada com a equipe de gestão e docentes. 

Longo prazo: aumentar o desempenho em Matemática, de modo equânime, na rede escolar, contribuindo com a qualidade ampliada do ensino matemático. 

Melhoria da Educação

O programa, desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade. 

Em seu site, também estão disponíveis as tecnologias educacionais Gestão da educação para a equidade racial, Planejamento estratégico, Gestão de pessoas e de recursos, Gestão inclusiva: pessoas com deficiência e Gestão do acompanhamento de aprendizagens. Além disso, a plataforma oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.