Os processos de aprendizagem, no geral, são de responsabilidade de toda a rede de ensino, ou seja, a reflexão do ensino não deve passar somente pelo corpo docente. Nesse contexto, visando apoiar as secretarias de educação especificamente no ensino da matemática, o Itaú Social, por meio do programa Melhoria da Educação, lançou a tecnologia educacional “Formação em Matemática nos anos iniciais”.
Saiba o que é uma tecnologia educacional
A tecnologia visa estimular e instrumentalizar a rede para a melhoria da qualidade do ensino da disciplina por meio de uma política de formação continuada em Matemática. O conteúdo permite entrar em contato com metodologias que irão auxiliar as redes e as escolas a operacionalizar e gerir essa estrutura de formação, de modo a obter melhores resultados de aprendizagem dos estudantes.
Os materiais estão voltados para os dirigentes municipais, equipe de técnicos das secretarias municipais e coordenadores pedagógicos. Em breve, o Programa oferecerá conteúdo também para os professores. O objetivo é apoiar as redes na construção de uma proposta pedagógica colaborativa que considere os diferentes olhares da equipe técnica da secretaria, das equipes de gestão e coordenação das escolas e do corpo docente.
Resultados esperados:
Curto prazo: comprometer, engajar e responsabilizar coletivamente os dirigentes, técnicos da secretaria, gestão escolar e corpo docente nos processos propostos por esta tecnologia em prol da qualidade do ensino de Matemática ampliada.
Médio prazo: adotar rotina de formação continuada em Matemática para melhoria das aprendizagens dos estudantes estabelecida pela secretaria municipal de educação e pactuada com a equipe de gestão e docentes.
Longo prazo: aumentar o desempenho em Matemática, de modo equânime, na rede escolar, contribuindo com a qualidade ampliada do ensino matemático.
Melhoria da Educação
O programa, desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade.
Em seu site, também estão disponíveis as tecnologias educacionais Gestão da educação para a equidade racial, Planejamento estratégico, Gestão de pessoas e de recursos, Gestão inclusiva: pessoas com deficiência e Gestão do acompanhamento de aprendizagens. Além disso, a plataforma oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.