Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Programa Melhoria da Educação firma parceria com 11 municípios e territórios

Parceria visa fortalecer as secretarias de educação locais e garantir acesso, permanência e aprendizado com igualdade

No dia 26 de fevereiro, o Itaú Social reuniu em evento, na capital paulista, dez* representantes de municípios e territórios dos estados de São Paulo, Pernambuco, Bahia, Mato Grosso e Alagoas, para formalizar a parceria de dois anos com o programa Melhoria da Educação.

O objetivo da iniciativa é fortalecer as secretarias de educação dos municípios e dos arranjos territoriais, contribuindo para garantir acesso, permanência e aprendizado com igualdade para todos e todas. Após reformulações do programa, esse novo grupo de municípios experimentará novas práticas e tecnologias educacionais propostas pela equipe do Melhoria da Educação e seus parceiros técnicos. A partir desses resultados, o programa será expandido para outras localidades.

O processo de seleção dos 11 municípios e territórios foi uma das novidades do programa. Isso ocorreu por meio de consultorias, visitas técnicas e estudos de perfil de municípios brasileiros de até 500 mil habitantes, que possuem mais de 10 mil matrículas urbanas no Ensino Fundamental e Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) abaixo da média nacional ou estadual. Já os arranjos territoriais deveriam atuar no campo da educação por meio de colaboração entre municípios e estados.

“Damos início a uma parceria com as secretarias de educação para um trabalho voltado para o desenvolvimento e capacitação de profissionais, tanto do ponto de vista da gestão da secretaria, como planejamento estratégico, gestão de pessoas, e também trabalhando para a melhoria da prática pedagógica de professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares”, afirma Sonia Dias, gestora do programa no Itaú Social.

Confira a lista de secretarias municipais e arranjos territoriais que participarão do programa:

  • Arranjo de Desenvolvimento Educacional da Chapada Diamantina (BA)
  • Conisul – Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado de Alagoas
  • Itapevi (SP)
  • Itapecerica da Serra (SP)
  • Juazeiro (BA)
  • Lauro de Freitas (BA)*
  • Paulista (PE)
  • São Vicente (SP)
  • Secretaria de Educação e Esportes do Estado de Pernambuco
  • Suzano (SP)
  • Várzea Grande (MT)

*o município de Lauro de Freitas (BA) não enviou representantes para o evento, mas está com a parceria confirmada

Criado em 1999, o Melhoria da Educação já ofereceu capacitação a cerca de 3.500 gestores de mais de 1.050 municípios, em 17 estados brasileiros. Idealizado pelo Itaú Social, o programa atua em conjunto com dez parceiros técnicos: Avante, CEERT (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), Comunidade Educativa CEDAC, H+K, Instituto Avisa Lá, ICEP (Instituto Chapada de Educação e Pesquisa), IQE (Instituto Qualidade no Ensino), Instituto Rodrigo Mendes e Oficina Municipal.

Confira as fotos do evento: