Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Programa Leia para uma Criança é um dos cinco finalistas do Prêmio Jabuti

Iniciativa do Itaú Social concorre na categoria Fomento à Leitura. Vencedores serão divulgados no dia 28 de novembro

 

Livros da coleção Leia para uma Criança 2019

 

O programa Leia para uma Criança está entre os cinco finalistas do Prêmio Jabuti, um dos mais tradicionais reconhecimentos literários do Brasil. Desenvolvido pelo Itaú Social, o programa concorre na categoria Fomento à leitura, dentro do eixo Inovação. Os finalistas foram divulgados nesta quinta, 31 de outubro, pela CBL (Câmara Brasileira do Livro), responsável pela premiação. 

O programa Leia para uma Criança tem como objetivo incentivar a leitura do adulto para e com a criança como uma oportunidade de fortalecimento dos vínculos e da participação ativa na educação desde a primeira infância. Além disso, busca ampliar o repertório cultural da criança, por meio da literatura de qualidade, para seu desenvolvimento integral.

Em nove anos de programa, já foram distribuídos mais de 56 milhões de livros. Uma parte é destinada para bibliotecas comunitárias e crianças matriculadas na rede pública de municípios considerados de alta e muito alta vulnerabilidade, de acordo com monitoramento de indicadores sociais do Selo Unicef. Também são enviados livros para municípios parceiros de outros programas do Itaú Social.

De acordo com a coordenadora de Linguagens do Itaú Social, Dianne Melo, estar entre os finalistas do Prêmio Jabuti é um importante reconhecimento. “Partimos do princípio de que, se a literatura é um direito humano, precisamos garantir este direito às crianças”. Selecionados por meio de edital público, as obras distribuídas contam com versões acessíveis em braile e fonte expandida.

 

Prêmio Jabuti

Realizado há seis décadas, o Prêmio Jabuti é constituído por quatro eixos: Literatura, Ensaios, Livro e Inovação. Em sua 61ª edição, homenageia a escritora Conceição Evaristo, também homenageada da Olimpíada da Língua Portuguesa. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no Auditório do Ibirapuera, São Paulo, em 28 de novembro.