Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Programa Itaú Social UNICEF recebe cerca de 1,8 mil inscrições


Iniciativa oferece às organizações da sociedade civil percurso formativo e 40 serão selecionadas para fomento técnico e financeiro

O Programa Itaú Social UNICEF recebeu 1.794 inscrições de organizações da sociedade civil (OSC) que contribuem com a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes. A partir de segunda-feira (31/08), as instituições inscritas participarão de um percurso formativo on-line.

O programa recebeu inscrições de todas as regiões do Brasil, sendo o Sudeste e Nordeste as áreas com maior número de adesões. Entre as OSCs participantes, as áreas de atuação que receberam mais projetos foram Assistência Social (694), Educação (423), Cultura e Arte (261).

No percurso formativo, todas as OSCs inscritas terão apoio de mediadores para elaborar seus planos de intervenção no território, com atividades que envolvem a escuta e a participação tanto dos profissionais das organizações como do público atendido, das famílias, comunidades e parceiros do território. Os planos deverão estar alinhados com os três eixos do programa: o desenvolvimento institucional, o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes e a articulação com o território.

Além disso, poderão acessar uma rede com outras instituições da região, visando a promoção de trocas e fortalecimento do grupo. Após concluída essa etapa, serão selecionadas 40 instituições que receberão fomento técnico e financeiro.

O Programa

A iniciativa surgiu da parceria entre o Itaú Social e o UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância), com coordenação técnica do CENPEC Educação (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária), a partir das experiências e conquistas do Prêmio Itaú-UNICEF, que por 25 anos reconheceu projetos de educação integral no país. A mudança tem o propósito de incentivar as organizações da sociedade civil a ampliarem seu protagonismo e compromisso com seus territórios de atuação.