Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

Programa Coordenadores de Pais participa do Dia da Família na Escola em Santos

A Secretaria Municipal de Educação de Santos (SP), em parceria com o Programa Coordenadores de Pais, da Fundação Itaú Social, com execução técnica do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (Cieds), promoveu, nesta quinta-feira (11), o Dia da Família na Escola. A iniciativa movimentou as 80 escolas de ensino público municipal – das quais sete unidades já têm o Programa implantado. O Programa Coordenadores de Pais tem como objetivo fortalecer e qualificar a relação entre família e escola e, consequentemente, aprimorar o desenvolvimento dos estudantes.

Para a secretária municipal de Educação de Santos, Venúzia Fernandes do Nascimento, a família deve participar integralmente da vida escolar dos filhos, pois essa atitude contribui com a melhora da frequência do aluno, ajuda no seu desempenho e ainda os estimula para que tenham mais responsabilidade e disciplina. “Nós percebemos que com a implantação do Programa Coordenadores de Pais a assiduidade foi praticamente plena na escola Padre Leonardo Nunes”, exemplifica a secretária.

Outro exemplo do sucesso do Programa, registrado no Dia da Família na Escola, foi a adesão maciça dos pais à reunião organizada pela escola junto com a Coordenadora de Pais que atua na Unidade Municipal de Ensino (UME) Pedro Crescenti, Cláudia Ribeiro dos Santos, que há 17 anos mora na comunidade em que fica a escola, no bairro Rádio Clube, noroeste da cidade. Até ano passado, apenas duas mães – de toda a escola – participavam das reuniões. Para mudar esse quadro, e atrair os responsáveis para participarem mais ativamente na vida escolar, Cláudia sempre conversa e explica a importância e os benefícios dessa participação, apresentando sua própria experiência: ela é mãe de uma aluna do 3º. Ano do Ensino Fundamental.

Durante o Dia da Família na Escola, além do uniforme e do material didático, as famílias das sete unidades de ensino que já têm o Programa Coordenadores de Pais implementado receberam o Calendário Escolar 2016, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação em conjunto com a Fundação Social Itaú. Nas demais UMEs foram distribuídos folders com as mesmas dicas e o calendário em apresentação anual.

O Calendário Escolar 2016 apresenta dicas referentes a temas educacionais. Em cada uma das páginas dos meses do ano, há uma filipeta destacável, onde os responsáveis podem escrever suas sugestões, dúvidas, críticas e elogios, e entregá-la diretamente para as Coordenadoras de Pais ou depositá-la em caixas específicas instaladas nas escolas. A partir dessas propostas, podem-se definir os temas que serão discutidos em reunião de pais ao longo do ano. De maneira simples e didática, o Calendário aborda temas como o bullying, a importância do uso do uniforme, da higiene pessoal e dos cuidados com a saúde da família.

Com a programação em mãos, os responsáveis pelos alunos podem acompanhar todas as atividades previstas durante o ano letivo, como reuniões, datas dos conselhos de classe, períodos de férias, feriados escolares etc.