Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Programa Agente da Educação, em Salvador (BA), seleciona profissionais

Está aberto o processo seletivo para profissionais interessados em atuar no programa Agente da Educação, em Salvador. Os candidatos devem ser universitários que estejam matriculados e frequentando o curso de Pedagogia, presencial ou a distância, no período noturno. As inscrições se encerram no dia 14 de julho e devem ser feitas no site da Prefeitura de Salvador.

O programa Agente da Educação é uma iniciativa da Fundação Itaú Social em parceria com a Prefeitura de Salvador, o Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS) e a ONG Parque Social. O projeto – que utiliza a metodologia do programa Coordenadores de Pais, da Fundação Itaú Social – chegou à capital baiana em agosto de 2014 e foi implementado inicialmente em 11 escolas. A partir de agosto de 2015, passam a fazer parte do programa as 384 escolas de ensino fundamental da rede municipal.

O objetivo do Agente da Educação é promover, planejar e executar ações para toda a escola, estimulando a aproximação e engajamento entre família, comunidade e as unidades de ensino. Para isso, o profissional tem como atribuições, entre outras atividades, acompanhar os intervalos, a entrada e a saída dos alunos, participar de reuniões com professores, acompanhar a frequência dos estudantes e, quando a família não vai até a escola, visitar a residência dos estudantes.

“O envolvimento das famílias e da comunidade no dia a dia escolar contribui para o desenvolvimento dos alunos, melhorando seus resultados escolares e comportamentais”, afirma Patricia Mota Guedes, gerente de Educação da Fundação Itaú Social. “O Programa Coordenadores de Pais tem a função de ser o elo entre esses atores, desenvolvendo ações que facilitam e contribuem para a construção dessa relação”, acrescenta.

Atualmente, além da capital baiana, a metodologia do Coordenadores de Pais está presente nos estados do Espírito Santo, Goiás, Pará e na rede municipal de Santos (SP).