Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Professores utilizam inteligência artificial para tornar aulas mais atrativas

Mais de três mil participantes se inscreveram no curso da Escola Fundação Itaú para explorar como as ferramentas digitais podem aprimorar a aprendizagem de crianças e adolescentes


A cada avanço tecnológico, profissionais da educação avaliam como as novidades digitais podem contribuir com seu trabalho na aprendizagem dos estudantes. É neste contexto que o curso “Inteligência Artificial para educadores”, oferecido pela Escola Fundação Itaú, reuniu mais de 3 mil inscritos em apenas cinco meses

ℹ️ Conheça os projetos selecionados pelo edital “Inteligência Artificial para Educação”

A formação é oferecida gratuitamente e apesar de o conteúdo ser destinado aos professores, apenas metade (51%) dos participantes são docentes, o que demonstra  o quanto o tema desperta interesse em diversos públicos ligados à educação de jovens.

Entre os inscritos está Gabriel Felipe, professor de ciências na EJA (Educação de Jovens e Adultos) de Campo Grande (MS). O docente já utilizava a Inteligência Artificial no planejamento de suas atividades, mas o curso contribuiu para ampliar seu conhecimento sobre o potencial da ferramenta.

ℹ️ Confira o seminário “Inteligência Artificial em Educação e Cultura”

“Em uma sala de aula tão plural e multiseriada como a da EJA, a Inteligência Artificial permite a criação de exercícios criativos, quizzes interativos e materiais visuais que tornam o aprendizado muito mais engajador e significativo”, conta o docente. Na sua prática escolar, ele utiliza ferramentas digitais para estimular o engajamento dos alunos e tornar a aula mais atrativa, mostrando planetas, países, ecossistemas por meio de aplicativos interativos. 

ℹ️ Professores ampliaram suas habilidades pedagógicas digitais

Sua experiência tem contribuído com outros educadores de Mato Grosso do Sul, pois Gabriel também é professor da Fadeb (Fundação de Apoio e Desenvolvimento à Educação Básica). A instituição oferece consultoria para docentes de todo o estado, além de auxiliar na promoção de projetos pedagógicos e abordagens inovadoras, como a utilização da Inteligência Artificial no cotidiano escolar.

Educação digital
Cerca de 65% dos professores brasileiros dispõe de recursos profissionais eficazes para aprenderem a utilizar dispositivos digitais. É o que diz o relatório “Perspectivas internacionais para a reforma da educação digital: Diálogos com foco em políticas para o Brasil” realizado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) e traduzido pelo Itaú Social.

Apesar da ausência da oportunidade formativa dos educadores, o documento revelou que a capacidade pedagógica digital dos professores cresceu de 50% para 80%, entre 2018 e 2022, ficando um pouco abaixo da média global (88%). O indicador não significa que o docente desenvolveu habilidades digitais avançadas, mas sim que consegue conciliar suas práticas pedagógicas com o uso de aparelhos eletrônicos.

Escola Fundação Itaú
A plataforma da Escola da Fundação Itaú reúne mais de 130 cursos sobre educação, arte e cultura, destinados a profissionais de diferentes áreas. Os conteúdos são gratuitos, certificados e oferecem modalidades autoformativas ou síncronas, com aulas realizadas ao vivo. Para acessar, basta se inscrever no site: fundacaoitau.org.br/escola.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.