Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Prêmio Itaú-Unicef inicia mobilizações locais para fomentar debate sobre Educação Integral

São Gonçalo do Amarante (CE), Diamantina (MG) e Diadema (SP) receberam as primeiras mobilizações locais do Prêmio Itaú-Unicef, realizado pela Fundação Itaú Social e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para o reconhecimento de ações de Educação Integral que, unindo esforços das escolas e de Organizações da Sociedade Civil, oferecem uma ampliação do tempo dedicado a atividades educacionais, em diferentes espaços e com novos conteúdos, que vão além do currículo escolar formal.

As mobilizações pretendem fomentar o debate sobre Educação Integral e valorizar as iniciativas desenvolvidas nos diferentes territórios. Os 20 encontros previstos para acontecer ao longo de 2016 irão abrir espaço para discussão do conceito de Educação Integral e da importância das parcerias entre OSCs e escolas. Os eventos também têm como objetivo prestigiar, junto à comunidade local, projetos alinhados a esse tipo de parceria e apresentar as oportunidades de participação para crianças e adolescentes.

Em São Gonçalo do Amarante, a educadora Maria José Reginato ministrou palestra sobre a importância da parceria entre OSCs e escolas públicas na implementação de ações de Educação Integral e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes. A apresentação aconteceu durante a Jornada Pedagógica que abriu o ano letivo e contou com a participação de cerca de 1.000 pessoas, entre pais, alunos, professores, diretores e gestores da rede municipal.

Em Diamantina, a ação foi marcada pela entrega do prêmio de grande vencedor nacional da 11ª edição do Prêmio Itaú-Unicef, conquistado pelo Projeto Eu, Você e a Escola, Educação que Transforma, realizado pelo Projeto Caminhando Juntos (PROCAJ) e a Escola Estadual João César de Oliveira. O encontro aconteceu no auditório da reitoria da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) e contou com a presença de cerca de 300 pessoas. O prefeito da cidade, Paulo Célio de Almeida Hugo, e a reitora da UFVJM, Conceição Souza Santos, prestigiaram o evento.

No município de Diadema, na grande São Paulo, a mobilização foi realizada na Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus que, em parceria com a Assistencial e Cultural Manos de Paz, desenvolve o projeto Matéria Rima, vencedor nacional do Prêmio Itaú-Unicef na categoria Micro Porte. Alunos, pais e professores assistiram a apresentação do workshop BASE, que integra o projeto, utilizando a cultura Hip Hop como instrumento de socialização na formação de cidadãos críticos, participativos e integrais, por meio da dança, rima e discotecagem. Esteve presente o secretário municipal de Educação, Marcos Michels.

Novas mobilizações já estão programadas para abril, em Pinheiros (ES) e Florianópolis (SC). No município capixaba há o Projeto #integr@ção. Vencedor Regional do Prêmio Itaú-Unicef na categoria grande porte, é realizado pelo Conselho Pinheirense do Bem Estar do Menor em parceria com a Escola Municipal de Ensino Fundamental Emir de Macedo. Em Florianópolis, o Projeto Estrelas do Mar é realizado pelo Instituto Ilhas do Brasil e a Escola de Educação Fundamental Severo Honorato da Costa e foi o vencedor regional do Prêmio Itaú-Unicef na categoria pequeno porte.