Em 2021, 173 organizações da sociedade civil (OSCs), localizadas em 41 municípios de 13 estados, participaram do programa “Experiências em Rede: Práticas educativas e colaborativas entre as OSCs na pandemia”, do Itaú Social. A iniciativa teve o objetivo de reduzir o impacto da pandemia na aprendizagem, beneficiando 10.210 crianças e adolescentes.
O projeto incentivou a criação de uma rede de colaboração entre OSCs de um mesmo território, para que, juntas, contribuíssem no aprimoramento dos processos educacionais de crianças e adolescentes. Para tornar essa iniciativa possível, foram investidos R$ 615 mil, sendo R$ 15 mil para cada rede.
Ao longo do projeto, ocorreram cinco encontros formativos entre as OSCs, sendo dois nacionais e três regionais. Os eventos foram divididos em três momentos:
- Abril a maio: elaboração de um diagnóstico sobre os desafios e oportunidades de atuação na aprendizagem;
- Junho: criação de um plano de ação personalizado para cada território;
- Setembro a novembro: implementação do plano e balanço de resultados das atividades desenvolvidas pela rede.
“A gente foi desafiado, desde o início, a ter um olhar para a educação, de como pensar em uma solução, uma proposta que auxilie no envolvimento dos alunos dentro do ambiente escolar”, destaca o integrante da rede da cidade de São Vicente (SP), Marcos Cola.
Confira o depoimento das redes de OSC
Cada território elaborou uma proposta de atuação coletiva a partir do diagnóstico realizado nos primeiros encontros. Das 41 redes, 15 escolheram como plano de ação o reforço escolar, entre elas o município de Morro do Chapéu (BA).
“Montamos um coletivo de professores para oferecer aos alunos e alunas o reforço escolar durante quatro dias na semana, ao longo de todo projeto. Foram realizadas aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências e Artes”, conta o integrante da rede, José Roberto de Brito.
Ao fim do projeto, integrantes das OSCs identificaram que o trabalho colaborativo foi uma experiência exitosa, como conta o membro da rede de Macapá (AP), Antônio Viana. “Um dos maiores benefícios que posso pontuar nesse trabalho, nesse ‘Experiências em Rede’, é que a gente pôde identificar entidades que têm os mesmos objetivos que nós. E no primeiro encontro houve uma sinergia muito boa, um respeito, uma admiração mútua pelo trabalho que cada um executa dentro do município”, conclui.