As formações são gratuitas e têm como tema central a Base Nacional Comum Curricular
Em julho, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, incluiu quatro novos cursos voltados para gestores escolares, em parceria com a Nova Escola. As formações têm como tema central a BNCC – Base Nacional Comum Curricular.
O objetivo do Polo é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. Suas formações são de curta duração, gratuitas e estão organizadas em quatro percursos formativos: Gestão Pedagógica; Gestão Operacional; Monitoramento e Avaliação; e Leitura, Escrita e Matemática.
Conheça as formações disponíveis no percurso Gestão Pedagógica:
Introdução à Base Nacional Comum Curricular (BNCC)
Carga horária: 10h
Inscrições: Início imediato, no Polo
Público: Gestores escolares
Objetivos: Compreender a BNCC e as oportunidades que ela traz para uma gestão mais democrática e inovadora.
Principais temas abordados: Contextualização da BNCC; concepção de aprendizagem; o papel do professor e do aluno.
Modalidade: On-line autoformativo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) nas práticas da gestão escolar
Carga horária: 10h
Inscrições: Início imediato, no Polo
Público: Gestores escolares
Objetivos: Conhecer referências de instrumentos de trabalho para diretores e coordenadores pedagógicos.
Principais temas abordados: O papel do gestor na apropriação dos conceitos da BNCC; a função do diretor e do coordenador pedagógico na gestão participativa e no clima escolar; práticas de liderança da gestão escolar em relação à equipe.
Modalidade: On-line autoformativo
A BNCC como oportunidade para rever o projeto político-pedagógico
Carga horária: 10h
Inscrições: Início imediato, no Polo
Público: Gestores escolares
Objetivos: Auxiliar na revisão do projeto político-pedagógico (PPP) das escolas, com foco nos exercícios pautados na implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Principais temas abordados: O exercício de autonomia da escola através do alinhamento do PPP com a BNCC; as etapas e estratégias necessárias para a construção do projeto político-pedagógico; os elementos do documento e coerência necessária para sua estrutura.
Modalidade: On-line autoformativo
Monitoramento de processos e avaliação de recursos educacionais
Carga horária: 10h
Inscrições: Início imediato, no Polo
Público: Gestores escolares
Objetivos: Compreender a importância pedagógica da avaliação e como seus resultados impactam em questões diversas, sobretudo nas estratégias do ensino e da aprendizagem.
Principais temas abordados: Avaliações externas como o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e os sistemas estaduais e municipais; resultados de avaliações a serviço do ensino e da aprendizagem.
Modalidade: On-line autoformativo