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Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Polo lança novos cursos para gestores escolares sobre a BNCC

Conteúdo, construído em parceria com a Nova Escola, está disponível gratuitamente no ambiente de formação do Itaú Social


Em parceria com a Nova Escola, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, ampliou seu catálogo neste mês de fevereiro. Os cinco novos cursos incluídos na trilha de gestão escolar destacam a importância destas funções na implementação da BNCC (Base Nacional Comum Curricular). Entre os objetivos gerais dos percursos formativos, estão: 

  • Compreender a BNCC e as oportunidades que ela traz para uma gestão mais democrática e inovadora; 
  • Conhecer boas referências de instrumentos de trabalho para diretores e coordenadores pedagógicos; 
  • Aplicar os conhecimentos na prática, adaptando-os à realidade de cada escola, sempre com foco em exercícios pautados pela implementação da BNCC.

O objetivo do Polo é promover a aprendizagem contínua e garantir aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação. Suas formações são de curta duração, gratuitas e estão organizadas em cinco áreas temáticas: Educação na Pandemia, Gestão Pedagógica, Gestão Operacional, Monitoramento e Avaliação, e Multiletramentos.

Conheça os cursos recém disponibilizados:

O coordenador pedagógico como formador

Carga horária: 4h

Público: Gestores escolares

Objetivos: Desenvolver estratégias pedagógicas de formação continuada adequadas à realidade, contemplando as etapas de planejamento desenvolvido e a aplicação com ênfase no engajamento e participação ativa dos professores, atendendo as adequações previstas na BNCC.

Principais temas abordados: A importância do coordenador pedagógico na formação continuada; elaboração do plano de formação; preparação da equipe para implementação da BNCC

Modalidade: On-line autoformativo

Dimensões do trabalho do diretor e a BNCC

Carga horária: 4h

Público: Gestores escolares

Objetivos:  Identificar as necessidades de alinhamento entre as demandas dos professores, equipe pedagógica e secretaria de educação, com vistas a implementar um currículo escolar que contemple as potencialidades da BNCC e as especificidades da escola.

Principais temas abordados: O papel do diretor na gestão de recursos; gestão e educação integral; articulação de parceiros e secretaria.

Modalidade: On-line autoformativo

Observação de sala de aula

Carga horária: 4h

Público: Gestores escolares

Objetivos: Implementar uma dinâmica de comunicação entre a gestão e os professores visando estabelecer diálogo entre os saberes numa relação de troca que ressignifique a prática de observação de sala de aula como um momento formativo.

Principais temas abordados: O papel do coordenador nas práticas pedagógicas; a observação de sala como ferramenta de diálogo; potencialidades da observação em sala de aula; como fazer um bom feedback.

Modalidade: On-line autoformativo

Projeto institucional na gestão escolar

Carga horária: 4h

Público: Gestores escolares

Objetivos: Estruturar projetos institucionais que envolvam todos os atores da comunidade escolar, de forma integrada, contemplando os conhecimentos previstos na BNCC, articulando-os com as demandas da comunidade escolar. 

Principais temas abordados: Projeto institucional; recurso de gestão escolar; elaboração de um projeto institucional.

Modalidade: On-line autoformativo

Sistematização e compartilhamento de boas práticas

Carga horária: 4h

Público: Gestores escolares

Objetivos: Elaborar estratégias que possibilitem o trabalho colaborativo entre a gestão escolar e a coordenação pedagógica, estabelecendo dinâmicas de comunicação e troca de informações que propiciem a circulação dos conhecimentos desenvolvidos por meio das práticas implementadas.

Principais temas abordados: Projeto institucional; colaboração entre direção e coordenação; avaliação contínua e instrumentos de registro e avaliação.

Modalidade: On-line autoformativo