Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Polo lança editorial sobre equidade racial na educação pública brasileira

Conteúdo visa contribuir com estudos relacionados aos efeitos da desigualdade dentro da sala de aula


O Polo publicou o editorial “Equidade racial na educação pública brasileira”, escrito pela especialista em Monitoramento e Avaliação do Itaú Social, Esmeralda Macana. O conteúdo reúne dados, pesquisas e ferramentas que podem apoiar profissionais das redes públicas de ensino e de organizações da sociedade civil em estratégias para mitigar os efeitos da desigualdade racial.

O Itaú Social promove distintas ações em busca de contribuir para a equidade racial na educação pública brasileira. Uma delas, inserida no programa Melhoria da Educação, é a tecnologia educacional Gestão da educação para a equidade racial, voltada para as secretarias municipais de educação. 

Outra iniciativa é o Edital de Equidade Racial na Educação Básica, que busca contribuir para a identificação de soluções, inovações e referências de boas práticas de ensino e gestão, com envolvimento da comunidade e da escola, sobre o ensino das relações étnico-raciais. Foram selecionados 15 projetos que serão desenvolvidos em 2021 e 2022. Também foram reconhecidos nove artigos científicos, que podem ser acessados aqui.

Ambas as iniciativas tiveram a parceria com o Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades). O edital também teve o apoio do Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Polo

O ambiente de formação do Itaú Social oferece cursos on-line e gratuitos. É voltado aos profissionais da área da educação e de organizações da sociedade civil. Os conteúdos da plataforma estão organizados em cinco áreas temáticas: Gestão Pedagógica; Gestão Operacional; Monitoramento e Avaliação; Multiletramentos e Educação na Pandemia.