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Polo lança editorial sobre equidade racial na educação pública brasileira

Conteúdo visa contribuir com estudos relacionados aos efeitos da desigualdade dentro da sala de aula


O Polo publicou o editorial “Equidade racial na educação pública brasileira”, escrito pela especialista em Monitoramento e Avaliação do Itaú Social, Esmeralda Macana. O conteúdo reúne dados, pesquisas e ferramentas que podem apoiar profissionais das redes públicas de ensino e de organizações da sociedade civil em estratégias para mitigar os efeitos da desigualdade racial.

O Itaú Social promove distintas ações em busca de contribuir para a equidade racial na educação pública brasileira. Uma delas, inserida no programa Melhoria da Educação, é a tecnologia educacional Gestão da educação para a equidade racial, voltada para as secretarias municipais de educação. 

Outra iniciativa é o Edital de Equidade Racial na Educação Básica, que busca contribuir para a identificação de soluções, inovações e referências de boas práticas de ensino e gestão, com envolvimento da comunidade e da escola, sobre o ensino das relações étnico-raciais. Foram selecionados 15 projetos que serão desenvolvidos em 2021 e 2022. Também foram reconhecidos nove artigos científicos, que podem ser acessados aqui.

Ambas as iniciativas tiveram a parceria com o Ceert (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades). O edital também teve o apoio do Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).

Polo

O ambiente de formação do Itaú Social oferece cursos on-line e gratuitos. É voltado aos profissionais da área da educação e de organizações da sociedade civil. Os conteúdos da plataforma estão organizados em cinco áreas temáticas: Gestão Pedagógica; Gestão Operacional; Monitoramento e Avaliação; Multiletramentos e Educação na Pandemia.