Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Polo lança curso sobre como contribuir com a promoção da equidade racial na escola

Proposta estabelece estratégias sobre como abordar a temática étinco-racial com estudantes da educação básica


Uma das responsabilidades de docentes e técnicos das secretarias de Educação é planejar atividades ao longo do ano letivo que tenham como foco a história e a cultura afro-brasileira. Para auxiliá-los nessa tarefa, o Polo, ambiente de formação do Itaú Social, lançou o curso “Equidade Educacional: compreender para garantir”, que explora questões vinculadas às políticas educacionais e propostas sobre o ensino antirracista. 

O conteúdo é baseado em orientações de Alexsandro do Nascimento Santos, diretor de Políticas e Diretrizes da Educação Integral Básica do MEC (Ministério da Educação), especialista em políticas educacionais voltadas à equidade racial.

ℹ️ Artigo mostra experiências de professores sobre ensino de matemática antirracista

O curso discute os padrões do preconceito no país e suas causas estruturais, estimulando a substituição da meritocracia pela lógica da equidade, e ainda apresenta um diagnóstico com metas para reduzir os contrastes sociais e raciais no território. 

Com duas horas de duração, a formação é gratuita e certificada. O conteúdo compõe um catálogo com mais de 70 cursos destinados aos professores, profissionais de ensino dedicados à educação básica e agentes do terceiro setor.

ℹ️ Lei do ensino da cultura afro-brasileira nas escolas completa 20 anos

Acervo apoia professores
A Lei 10.639, sancionada em 2003, inclui no currículo a obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana e afro-brasileira nas escolas. Para contribuir com professores na elaboração de atividades ligadas à temática racial, o acervo digital Anansi – Observatório da Equidade Racial na Educação Básica oferece dezenas de conteúdos teóricos e práticos para inspirar outros docentes a replicar as experiências em seu contexto escolar.

Grande parte dos materiais oferecidos pela plataforma é resultado das 15 pesquisas selecionadas pelo Edital Equidade Racial na Educação Básica, promovido pelo Itaú Social e Ceert  (Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades), em parceria com o Instituto Unibanco, Fundação Tide Setubal e Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Cada estudo foi aplicado em sala de aula durante dois anos. 

Sobre o Polo
A plataforma Polo foi criada em 2019 e é uma importante aliada na formação de profissionais e estudantes, conquistando a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”. Os materiais foram desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo da educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.