Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Polo lança curso que apoia a transição dos estudantes para os Anos Finais do Ensino Fundamental

Iniciativa é baseada na experiência bem-sucedida de Pojuca (BA), que reduziu a taxa de evasão e abandono escolar em quatro anos


Incluir professores de diversas disciplinas na rotina do 5º ano do Ensino Fundamental e promover espaços para troca de experiência entre estudantes de diferentes etapas são algumas das estratégias previstas no curso “Apoio à transição para os anos finais”, oferecido pelo Polo, ambiente de formação do Itaú Social.

A novidade tem o objetivo de apresentar aspectos que impactam a transição dos alunos dos Anos Iniciais (1º ao 5º ano) para os Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano). Segundo a série do Censo Escolar, essa passagem apresenta picos de evasão e abandono.

ℹ️ Itaú Social divulga nota técnica sobre a qualidade dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Outro levantamento que revela defasagem na trajetória escolar dos alunos é a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua). Segundo os dados recentes do estudo, existe uma tendência de piora no percurso desejável do estudante, indicando que,  pela primeira vez desde o início da série histórica, apenas 94,6% das crianças e adolescentes de seis a 14 anos estão atualmente frequentando o Ensino Fundamental, ou seja, na idade adequada.

O curso chama a atenção para o desafio da gestão dos Anos Finais e apresenta subsídios que possibilitem que as secretarias municipais de Educação construam um plano aderente à realidade de cada território. Entre os exemplos de propostas, estão: 

  • Promover enturmação entre estudantes do 5º e 6º ano para troca de experiência;

  • Incluir um professor no 5º ano para preparar as crianças para o regime de pluridocência (quando há diferentes docentes especialistas em cada área da ciência);

  • Criar grupo com profissionais da educação para acompanhar o estudante durante seu percurso na Educação Básica; 

  • Refletir sobre o acolhimento e desempenho dos novos alunos nos Anos Finais do Fundamental; entre outros.

A formação é gratuita, certificada e tem carga de dez horas. A novidade compõe um catálogo com mais de 70 cursos destinados aos docentes, profissionais de ensino dedicados à  Educação Básica e agentes do terceiro setor.

ℹ️ Confira as pesquisas apoiadas pelo Itaú Social sobre os aspectos dos Anos Finais do Ensino Fundamental

Inspiração
O conteúdo é baseado na experiência bem-sucedida de Pojuca (BA). A iniciativa teve início no município em 2018, quando havia uma taxa de evasão ou abandono escolar de 24,5% no 6º ano do Fundamental. Após quatro anos, em 2022, o índice caiu para 7,8%, conforme dados do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Sobre a trajetória escolar
Segundo a pesquisa  “A permanência escolar importa: Indicador de Trajetórias Escolares”, apenas 52% dos alunos concluem o Ensino Fundamental na idade certa e com trajetória regular. O estudo, organizado pela Fundação Itaú, em parceria com os pesquisadores Chico Soares, Izabel Costa da Fonseca, Clarissa Guimarães e Maria Teresa Gonzaga Alves, revela ainda que, ao longo do ciclo, 48% passaram por algumas intercorrências como abandono, evasão ou reprovação.

A pesquisa apresenta os dois tipos de trajetórias regulares: a de nove anos, que indica a conclusão do Ensino Fundamental (do 1º ao 9º ano), e a de doze anos, que contempla ainda os três anos do Ensino Médio. Têm trajetórias consideradas regulares os alunos que ingressaram na idade certa na escola, progrediram a cada ano e concluíram todas as etapas de ensino, configurando o percurso desejável e que deveria ser garantido para todos os estudantes do Brasil.

Sobre o Polo
A plataforma Polo foi criada em 2019 e é uma importante aliada na formação de profissionais e estudantes, conquistando a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation / Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”. Os materiais foram desenvolvidos em parceria com especialistas e instituições reconhecidas no campo da educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.