O novo curso “Mediação de leitura para juventudes” está com inscrições abertas no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. O objetivo do curso é apoiar os profissionais que atuam com jovens a implementar ações de promoção de leitura, fortalecendo assim a mediação que reconhece e promove o protagonismo juvenil.
Destinado a docentes, responsáveis pela gestão escolar, equipes pedagógicas de organizações da sociedade civil (OSCs) e demais pessoas interessadas em contribuir para o desenvolvimento juvenil, o conteúdo aborda o protagonismo e pensamento crítico, ações para literatura, plataformas de leitura, biblioteca para jovens, cidadania e construção de identidades por meio da literatura e a mediação de leitura.
O curso tem carga horária total de 10 horas, é autoformativo, ou seja, realizado sem mediação, e possui certificação. A expectativa é de que o profissional aplique a mediação de leitura, valorizando suas múltiplas formas, no contexto das juventudes.
Polo
O ambiente de formação disponibiliza percursos desenvolvidos em parceria com instituições de referência na área de educação e oferecidos gratuitamente. O objetivo é promover a aprendizagem contínua, com foco em aplicações práticas que respondam aos principais desafios da educação.
Os percursos estão divididos em cinco áreas temáticas: Monitoramento e Avaliação, Educação na pandemia, Gestão Operacional, Gestão Pedagógica e Multiletramentos.