Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Podcast Folha na Sala fica entre os finalistas do prêmio de jornalismo Vladimir Herzog

Episódio mostra a precariedade na educação contando a história de três gerações de uma mesma família. Iniciativa em parceria com o Itaú Social concorreu na categoria “produção jornalística em áudio”


O podcast Folha na Sala, por meio do episódio “Três gerações de uma família contam a história da escola pública”, foi um dos finalistas do 43º Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. A iniciativa conta com a parceria do Itaú Social e é voltada aos docentes com o objetivo de refletir sobre os desafios da profissão.

O episódio foi uma das 700 produções selecionadas pelo prêmio e concorreu na categoria “produção jornalística em áudio”. O vencedor foi “O prato do preso”, do veículo O Joio e o Trigo, que mostra os problemas das refeições do encarcerado e como isso reflete em sua saúde.

Publicado em 24 de novembro de 2020, a reportagem finalista da Folha na Sala narra a história de três gerações de uma mesma família na zona rural do Pará, revelando a precariedade da inclusão de estudantes na escola pública brasileira. Ela faz parte da série sobre a desigualdade educacional desde o Brasil Império até os dias atuais. A produção ficou por conta de Stefano Maccarini (edição de som), Fábio Takahashi e Magê Flores (coordenação).

No ar desde 2019, o podcast está em sua quarta temporada. Os episódios vão ao ar quinzenalmente às terças-feiras. A proposta da temporada atual é discutir qual o papel de professoras e professores na sala de aula e quais políticas públicas podem ajudar na tarefa de formar um profissional de excelência.

É possível conferir os conteúdos nos principais portais de podcast, como Spotify e Deezer, além do site do Itaú Social.

Confira as temporadas 

  • 1ª Temporada (24/09/2019 a 13/01/2020): abordou o dia a dia da sala de aula com foco em temas como fakenews, diversidade sexual e uso de celulares em sala de aula.
  • 2ª Temporada (28/04/2020 a 04/08/2020): tratou da difícil missão de educar durante a pandemia. Neste sentido, trouxe orientações para os educadores – com possibilidades de organização do trabalho no período -, apresentou experiências internacionais e debateu sobre a saúde mental de professores. 
  • 3ª Temporada (10/11/2020 a 02/03/2021): trouxe o crescimento das desigualdades educacionais durante a pandemia.
  • 4ª Temporada (17/08/2021 até o momento): aborda sobre o imaginário da sociedade sobre o papel de um bom docente e quais políticas públicas são necessárias para formar esse profissional.

O podcast é produzido pelos jornalistas Juliana Deodoro, Ricardo Ampudia e Fábio Takahashi, que é um dos fundadores da Jeduca (Associação de Jornalistas de Educação). Apesar da parceria com o Itaú Social, a decisão editorial do programa é exclusiva da Folha.