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Polo de desenvolvimento educacional
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Plataforma auxilia professores e gestores escolares a identificar aprendizagens dos estudantes na pandemia

Objetivo é auxiliar na construção de planos de aula efetivos e ancorados em um conjunto de orientações para que os estudantes avancem no conteúdo pedagógico


A pandemia da Covid-19 trouxe uma série de desafios para as redes de ensino do país com o fechamento das escolas, como a adaptação das equipes pedagógicas para oferecer conteúdo não presencial a milhões de estudantes. Com a retomada gradual das aulas presenciais, outros desafios se impõem agora, como a identificação, entre os alunos, das aprendizagens mínimas necessárias para que cada estudante possa avançar para a etapa seguinte – seja no modelo presencial ou híbrido. 

Diante deste cenário, foi desenvolvida a Plataforma de Apoio à Aprendizagem, direcionada a professores e gestores escolares. A plataforma é uma iniciativa do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e Frente de Avaliação, com apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF), Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Instituto Ayrton Senna, Instituto Reúna e Itaú Social.

Identificação de conhecimentos e habilidades
O objetivo da Plataforma de Apoio à Aprendizagem é apoiar as redes de ensino e suas escolas que decidirem pelo processo de retomada das aulas presenciais ou híbridas, identificando como os alunos estão em relação aos conhecimentos e habilidades esperados para cada etapa escolar. A partir desta avaliação diagnóstica, com resultados produzidos por atividades de verificação de aprendizagem, a plataforma pretende auxiliar na construção de planos de aula efetivos, ancorados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e em um conjunto de orientações para que todos os estudantes possam avançar no conteúdo pedagógico. 

Dentre as ferramentas oferecidas pela plataforma estão: materiais de apoio ao retorno das aulas presenciais, com conteúdo voltado para o desenvolvimento socioemocional; Mapas de Foco e Marcos de Desenvolvimento da BNCC; cadernos com atividades avaliativas; guia de uso e aplicação de diferentes avaliações;  orientações pedagógicas para uso dos resultados e ensino de habilidades prioritárias para Matemática e Português do Ensino Fundamental e Médio.

O conteúdo da Plataforma de Apoio à Aprendizagem é totalmente gratuito e está disponível para todos os interessados. Cabe ressaltar, porém, que a iniciativa não estimula a volta às aulas presenciais, mas visa auxiliar as redes quando elas decidirem pelo retorno, observando as precauções, curva pandêmica local e adotando todos os protocolos de higiene e saúde.