Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional
Notícias Institucional

Plataforma auxilia professores e gestores a identificar aprendizagens no desenvolvimento dos alunos a partir de um diagnóstico

Plataforma de Apoio à Aprendizagem disponibiliza conteúdos gratuitos aos profissionais das redes públicas de ensino


Já está disponível para professores e gestores escolares, a Plataforma de Apoio à Aprendizagem. O objetivo é auxiliar as redes de ensino a planejar o retorno às atividades presenciais ou hibridas, bem como ter um diagnóstico sobre como os alunos estão em relação aos conhecimentos e habilidades esperados para cada etapa escolar.

Entre os conteúdos e ferramentas, a plataforma oferece:

  • Materiais de apoio ao retorno às aulas presenciais;
  • mapas de Foco e Marcos de Desenvolvimento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular);
  • cadernos com atividades avaliativas;
  • guia de uso e aplicação de diferentes avaliações;
  • orientações pedagógicas para uso dos resultados e ensino de habilidades prioritárias para Matemática e Português do Ensino Fundamental e Médio.

O acesso é gratuito e está disponível para todos os interessados. Cabe ressaltar, porém, que a iniciativa não estimula a volta às aulas presenciais, mas visa auxiliar as redes que decidirem pelo retorno observando as precauções, curva pandêmica local e adoção dos protocolos de higiene e saúde.

O desenvolvimento da plataforma é uma iniciativa do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação). Conta com apoio de Itaú Social, CAEd/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), Instituto Reúna, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Instituto Ayrton Senna.