Já está disponível para professores e gestores escolares, a Plataforma de Apoio à Aprendizagem. O objetivo é auxiliar as redes de ensino a planejar o retorno às atividades presenciais ou hibridas, bem como ter um diagnóstico sobre como os alunos estão em relação aos conhecimentos e habilidades esperados para cada etapa escolar.
Entre os conteúdos e ferramentas, a plataforma oferece:
- Materiais de apoio ao retorno às aulas presenciais;
- mapas de Foco e Marcos de Desenvolvimento da BNCC (Base Nacional Comum Curricular);
- cadernos com atividades avaliativas;
- guia de uso e aplicação de diferentes avaliações;
- orientações pedagógicas para uso dos resultados e ensino de habilidades prioritárias para Matemática e Português do Ensino Fundamental e Médio.
O acesso é gratuito e está disponível para todos os interessados. Cabe ressaltar, porém, que a iniciativa não estimula a volta às aulas presenciais, mas visa auxiliar as redes que decidirem pelo retorno observando as precauções, curva pandêmica local e adoção dos protocolos de higiene e saúde.
O desenvolvimento da plataforma é uma iniciativa do Consed (Conselho Nacional de Secretários de Educação) e Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação). Conta com apoio de Itaú Social, CAEd/UFJF (Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora), Instituto Reúna, Fundação Lemann, Fundação Roberto Marinho, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Instituto Ayrton Senna.
