O percurso Cultura Escrita distribui 16.800 livros de literatura infantil para todas as instituições públicas de educação da rede municipal de Vespasiano (MG), Barcarena (PA) e Maranguape (CE). A iniciativa é realizada pelo Itaú Social, em parceria com as secretarias municipais de Educação, e prevê o fortalecimento da atuação de docentes como mediadores de leitura e a aproximação das crianças ao universo literário.
As instituições beneficiadas atendem estudantes da pré-escola, ou seja, de quatro aos seis anos. A exceção ocorre no município mineiro, em que escolas com alunos até o 2º ano do Ensino Fundamental participam do percurso. Cada colégio recebe um conjunto de 100 títulos de literatura para crianças, jovens e adultos.
ℹ️ Tecnologia Educacional aproxima a cultura escrita de crianças da pré-escola
Segundo o estudo Impacto da leitura feita pelo adulto para o desenvolvimento da criança na primeira infância, do Itaú Social, o estímulo à leitura nos primeiros seis anos de vida são fundamentais para o amadurecimento do cérebro, além de ser importante para o ingresso do aluno na alfabetização.
A percepção é compartilhada também pelos responsáveis dos alunos, como mostra a 10ª onda da pesquisa Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias, realizado pelo Itaú Social, Fundação Lemann e BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), na qual 86% das famílias avaliam que a leitura e a contação de histórias contribuem para o processo de alfabetização.
ℹ️ Conheça a influência de Magda Soares, maior especialista em alfabetização do Brasil
Formações
Para qualificar o uso do livro nas instituições de educação infantil, o programa oferece o curso sobre leitura e escrita para equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação e docentes. A formação é gratuita e aborda a Mediação de Leitura na Educação Infantil, desenvolvida com apoio técnico da “A Taba”. Conta ainda com encontros on-line ao vivo, atividades práticas e mediação.
O percurso possui dois cursos autoformativos gratuitos para quem deseja conhecer mais sobre práticas literárias, são eles: “Infâncias e Leituras” e “Mediação de literatura infantil digital”. Ambos estão disponíveis no Polo, ambiente virtual de aprendizagem do Itaú Social, voltado para todos os públicos. Ao final, será promovido um encontro presencial entre participantes com a proposta de trocar experiências e práticas no município.
ℹ️ Confira o percurso Alfabetização na sala de aula oferecido pelo Polo
Parceria antiga
As redes de ensino participantes do percurso têm vínculos com o Itaú Social por meio do “Melhoria da Educação”. O programa visa contribuir com o ensino por meio da oferta de tecnologias educacionais, que são metodologias ou processos desenvolvidos para atender determinado desafio específico do território, seja ele de gestão, de planejamento ou de aprendizagem.