O ambiente de formação do Itaú Social, Polo, lançou o percurso Alfabetização na sala de aula com cinco cursos gratuitos. O novo conteúdo tem com o objetivo apoiar o trabalho de docentes e dos gestores da educação, buscando garantir a alfabetização das crianças para que possam seguir com suas trajetórias escolares.
O desafio da alfabetização está ainda mais evidente após o período de salas de aulas fechadas em razão da pandemia da covid-19. De acordo com o estudo do Todos pela Educação, com base nos dados do Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), o período longo sem a escola fez que com aumentasse em mais de 70% no número de crianças entre seis e sete anos que não sabem ler e escrever.
O conteúdo do percurso é destinado aos docentes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, período que contempla do 1º ao 5º ano. Cada um dos cinco cursos possuem oito horas de duração, foram desenvolvidos em parceria com a Comunidade Educativa Cedac e oferecem certificados.
Para o interessado que pretende completar o percurso, o ideal é iniciar pelo Concepção de alfabetização, pois traz referências e conceitos fundamentais para a compreensão dos demais conteúdos. Com a conclusão da primeira formação, o usuário pode escolher o tema de acordo com interesse e necessidade.
Confira os cursos
Concepção de alfabetização: visa ampliar os conhecimentos sobre as concepções de alfabetização vigentes a fim de refletir sobre a realização de um trabalho de alfabetização em sala de aula que seja adequado às necessidades de aprendizagem dos seus estudantes.
Situação didática de leitura por meio do professor: apresenta processos envolvidos na prática de leitura em voz alta feita pelo professor, promovendo a reflexão sobre o que se ensina e o que se aprende, sobre o planejamento de leitura e as condições didáticas para uma mediação que considere a apreciação estética e a compreensão leitora.
Situação didática de leitura pelo estudante: possui o objetivo de mostrar processos envolvidos no ato de ler, conhecer as condições didáticas a serem asseguradas na situação de leitura pelo estudante quando ele ainda não sabe ler convencionalmente e refletir sobre como acompanhar as aprendizagens dos estudantes.
Situação didática de escrita por meio do professor: contribui com os processos envolvidos na prática de escrita por meio do professor, de modo a refletir sobre o que se ensina e o que se aprende; sobre o planejamento, a textualização e a revisão como processo indispensáveis das situações didáticas; o conceito de reescrita e produção de autoria, considerando a simultaneidade do trabalho de escrita e linguagem escrita no período de alfabetização inicial.
Situação didática de escrita pelo estudante: mostra aspectos centrais da situação didática de escrita pelo estudante, de modo a refletir sobre propostas nas quais as crianças escrevem por si mesmas. Provocar reflexões sobre certas condições didáticas que precisam ser asseguradas nas situações de escrita pelo estudante, bem como sobre as intervenções que potencializam avanços na compreensão do sistema de escrita. Avançar no acompanhamento das aprendizagens desenvolvidas durante a escrita autônoma.
Polo
O Polo foi lançado em 2019 e possui 150 mil usuários, entre gestoras e gestores de educação, docentes e representantes de organizações da sociedade civil, além de ter emitido mais de 106 mil certificados e oferecer cerca de 60 cursos de forma aberta e gratuita.
Em 2022, a plataforma conquistou reconhecimento internacional sendo uma das iniciativas que receberam a medalha de prata do prêmio internacional Brandon Hall – Exccellence Awards 2022 na categoria: “Best Advance in Learning Technology Implementation/Melhor Avanço na Implementação de Tecnologia de Aprendizagem”.