Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Organizações sociais podem se inscrever no Edital Acervos Literários para receber títulos infantis e adultos

Para receber o acervo literário gratuitamente, as OSCs deverão participar do percurso formativo Leitura e Escrita, disponível na plataforma Polo


O edital Acervos Literários está com inscrições abertas para OSCs (organizações da sociedade civil) receberem, gratuitamente, até dois acervos distintos com 50 títulos cada (infantil e juvenil-adulto). O cadastro pode ser realizado na plataforma de editais do Itaú Social, até o dia 1º de julho, às 18 horas (horário de Brasília).

Com base na qualidade da educação, número de organizações da sociedade civil por município e contexto social de vivência, o edital priorizará 204 municípios para receberem os títulos infantis e juvenis. É possível conferir a lista das cidades no edital.

“Apesar do acesso à leitura e literatura de qualidade ser um direito de todo o cidadão, sabemos que essa ainda não é uma realidade em nosso país. Diante disso, o edital Acervos Literários traz uma oportunidade para que organizações da sociedade civil ampliem e diversifiquem seu acervo, além de  qualificar seus projetos de leitura com crianças, adolescentes e jovens do território, incentivando a formação e ampliação de repertório dos  leitores”, explica a coordenadora de Engajamento Social e Leitura do Itaú Social, Dianne Melo.

Poderão se inscrever iniciativas que comprovem atuação em prol da democratização do acesso à  leitura entre crianças, adolescentes, jovens e adultos. Após a seleção, as OSCs serão convidadas a participar dos cursos disponíveis no Polo, ambiente de formação do Itaú Social. Só receberá o acervo literário quem concluir as formações:

  • Infâncias e leituras: o percurso foi construído em conjunto com o Laboratório Emília de Formação. Tem carga horária de 20 horas e incentiva as práticas de leituras do adulto para e com a criança como oportunidade de fortalecer vínculos e participar ativamente na educação desde a primeira infância;
  • Mediação de leitura para juventude: seu conteúdo aborda o protagonismo e pensamento crítico, ações para literatura, plataformas de leitura, biblioteca para jovens, cidadania e construção de identidades por meio da literatura, e a mediação de leitura. A formação tem duração de dez horas e também conta com a parceria do Laboratório Emília de Formação.

O representante da OSC selecionada terá até o dia 1º de agosto para apresentar o certificado de conclusão de um dos dois cursos para receber o acervo com 50 livros infantil ou juvenil-adulto. As iniciativas beneficiadas com os títulos serão acompanhadas por uma equipe do Itaú Social para avaliar a qualidade e a efetividade das ações.

Edital Acervos Literários
Período de inscrição: de 13 de junho até 1 de julho (horário de Brasília)
Cadastro: somente pelo site no link itausocial.org.br/editais/
Contato: acervoslitararios@ficas.org ou pelo whatsapp (11) 95194-7857.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.