Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca

AGÊNCIA DE

Notícias

Institucional

Nova tecnologia educacional visa contribuir com a formação continuada de docentes em Língua Portuguesa

Lançada pelo programa Melhoria da Educação, do Itaú Social, iniciativa oferece percursos formativos em língua portuguesa e estratégias pedagógicas


O Itaú Social, por meio do programa Melhoria da Educação, lança a tecnologia educacional Formação docente em Língua Portuguesa. A proposta busca envolver a comunidade escolar no planejamento de estratégias pedagógicas, além apoiar o desenvolvimento de uma formação continuada para docentes e estudantes da rede municipal em Língua Portuguesa

A nova tecnologia busca ampliar a formação continuada no componente curricular em Língua Portuguesa a partir de uma proposta pedagógica colaborativa. Por conta desta característica de participação popular, a iniciativa leva em conta os desafios da rede nos territórios, permitindo com que o conteúdo das formações esteja conectado com a vivência e a realidade dos estudantes do município.

Saiba o que é uma tecnologia educacional

O percurso da tecnologia educacional é destinado aos dirigentes e equipe técnica da secretaria de Educação. Com a implementação da iniciativa, os resultados esperados são:

Curto prazo: ativar a participação da equipe técnica e comunidade escolar nas decisões e responsabilidades para êxito nas aprendizagens dos e das estudantes na escola.  

Médio prazo: assegurar o avanço das aprendizagens por meio de práticas pedagógicas aperfeiçoadas e dos resultados da educação. 

Longo prazo: alcançar melhores índices no desempenho em Língua Portuguesa e contribuir com a redução dos índices de reprovação e abandono escolar. 

Melhoria da Educação
Desenvolvido há mais de 20 anos pelo Itaú Social, o programa tem por objetivo contribuir com o fortalecimento das secretarias municipais de educação para garantir acesso, permanência e aprendizado com equidade para crianças e adolescentes. 

As tecnologias educacionais são divididas nas categorias “Planejamento e Gestão Administrativa”, “Gestão Pedagógica” e “Comunicação, Participação, Ações Colaborativas e Controle Social”. Todas elas estão disponíveis na plataforma Melhoria da Educação, que também oferece o Autodiagnóstico da Rede de Ensino, instrumento disponível para que os gestores avaliem diferentes aspectos da gestão de uma secretaria de educação.

Assine nossa newsletter

Com ela você fica por dentro de oportunidades como cursos, eventos e conhece histórias inspiradoras sobre profissionais da educação, famílias e organizações da sociedade civil.