Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Nota de pesar pelo falecimento do jornalista Gilberto Dimenstein

O Itaú Social recebe com pesar a notícia do falecimento de Gilberto Dimenstein. O jornalista, escritor e educador, conselheiro desta fundação até 2019, contribuiu de maneira relevante com a nossa missão de alcançarmos uma educação pública de qualidade com equidade. Ao longo de sua carreira e das inúmeras atividades a que se propôs, sempre esteve atento aos desafios sociais que o Brasil enfrenta e pronto a contribuir com soluções.

Paulistano, atuou por 28 anos no jornal Folha de S. Paulo e foi comentarista da Rádio CBN. Fundou o Catraca Livre em 2009, para agrupar, em uma única plataforma, os eventos culturais gratuitos da cidade de São Paulo.

Dimenstein ganhou dois Prêmios Esso de Jornalismo, dois Prêmios Líbero Badaró de Imprensa e o Prêmio Jabuti de Literatura de Melhor Livro de Não-Ficção, com “O Cidadão de Papel”. Na obra, aborda os direitos da criança e do adolescente e sua aplicação na sociedade brasileira.

Dedicamos nosso carinho à família, em especial à sua esposa Anna Penido – como ele, uma assídua parceira na defesa da educação de qualidade. Manifestamos também nossos sentimentos aos profissionais que atuavam com Gilberto em todas as suas frentes de trabalho.