Ir para o conteúdo Ir para o menu
Polo de desenvolvimento educacional

No Dia Nacional do Livro Infantil, banco Itaú lança série de histórias infantis

Muitos são os benefícios da leitura para as crianças. A leitura tem efeitos consistentes no desenvolvimento do indivíduo, evidenciados em diferentes contextos geográficos e faixas etárias. Em 2014, a Fundação Itaú Social realizou um levantamento de estudos científicos sobre a influência que a leitura tem sobre o desenvolvimento cognitivo e não cognitivo de crianças, intitulado “Impacto da leitura feita pelo adulto para a criança, na primeira infância, para o desenvolvimento do indivíduo”. O documento aponta, por exemplo, que a leitura parental durante a primeira infância reduz os índices de repetência por volta dos 14 anos de idade. O material também alerta para a importância de estruturar uma rotina e promover a leitura de forma lúdica e prazerosa, para que a criança possa desfrutar plenamente essa atividade.

Atento a isso e em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado nesta segunda-feira (18), o Banco Itaú lança uma série de histórias infantis com formato criativo e inovador, para despertar nos adultos o desejo de ler para as crianças. A ação é realizada em parceria com o Facebook e em consonância com as ações do Programa Itaú Criança – da Fundação Itaú Social, que realiza a campanha “Leia para uma Criança” e já distribuiu mais de 40 milhões de livros infantis no Brasil. Ainda como parte das comemorações, foi firmada uma parceria com a rede Saraiva, para oferta de 15% de desconto na compra de livros infantis no período de 18 a 30 de abril. O benefício se estende a qualquer pessoa, cliente ou não do Itaú.

A primeira história da série lançada pelo Itaú é “O Menino e o Foguete”, de Marcelo Rubens Paiva, que conta a aventura proporcionada a uma criança por seu avô. As ilustrações são de Alexandre Rampazo, que tem seus traços em mais de 50 livros infantis.