Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para a Busca
Polo de desenvolvimento educacional

Nexo e Itaú Social lançam podcast dedicado à literatura para crianças

Com oito episódios, temporada especial de Como começar pretende estimular a formação de leitores na infância

O jornal Nexo, com o apoio do Itaú Social, lançou a temporada especial do podcastComo começar”, com a temática literatura infantil. O objetivo é estimular a formação de leitores na infância e ampliar a discussão sobre livros para crianças entre pais, mães, familiares e a comunidade educadora.

O incentivo à leitura na infância é uma prática já realizada pelo Itaú Social por meio do programa Leia para uma Criança.

A temporada do podcast é composta por oito episódios e será publicada semanalmente, de forma gratuita, no site do jornal e em todas as plataformas de podcasts. Os episódios têm duração média de 30 minutos. O primeiro, já no ar, aborda a autora Ruth Rocha e entrevista o escritor Antonio Prata.

Os programas são divididos em três blocos temáticos rearranjados a cada edição. O primeiro é dedicado à obra de um grande autor da literatura infantil. Na sequência, vem um bate-papo sobre esse autor com um jovem escritor ou ilustrador em atividade, que fala também sobre seu próprio trabalho. Por fim, há debates e informações sobre hábitos de leitura, seleção de livros, a literatura e o mundo digital, além de dicas para escolher livros, ler uma história em voz alta e outros temas.

Os próximos programas da temporada serão sobre os autores Ana Maria Machado, Maria Clara Machado e Monteiro Lobato. Os jovens escritores e ilustradores convidados incluem nomes como Ilan Brenman e Janaina Tokitaka.